Viva Rogério!
Abaixo está uma experiência que tirei daqui
http://www.headless.org/experiments/pointing.htm e traduzi colocando o link da página no google tradutor. Alguns dos guias usam esta experiência de vez em quando e eu gostava que experimentasses fazer isto e partilhasses a tua experiência (não ligues muito à linguagem utilizada, vê só o que é que descobres ao fazer a experiência):
Aqui está a minha tradução da tradução :)
"Quem é você realmente? Não quem você é aos olhos de outras pessoas, ou no espelho, ou de acordo com suas crenças e pressupostos não examinados, mas em sua própria experiência direta.
Grandes mestres espirituais dizem que você não é a sua aparência - no fundo, secretamente, mais perto de você do que sua respiração, você é a capacidade para o mundo. Eles dizem que para descobrir esta maravilhosa verdade sobre si mesmo você deve olhar de forma simples e inocente, como uma criança olha. Para onde você olha? Exatamente para onde você está, para o Observador. Quando? Agora.
Para ver quem você realmente é, realize o seguinte experimento:
Quando você aponta qualquer lugar do mundo você aponta para aparências. Você está distante do que você está olhando e você vê as coisas, você vê objetos. Observe isso - diriga a sua atenção para as coisas apontando para elas. (As imagens a seguir são apenas um guia - é imperativo você apontar para realmente fazer o experimento.)
Por exemplo, eu posso ver as formas e cores desta sala ...
do meu pé ...
... Do meu joelho
do meu peito ...
Em todos estes casos, a atenção é dirigida para o exterior, em objectos.
Agora aponte onde os outros vêem o seu rosto.
O que você vê? Agora você está olhando para dentro - virando a direção da sua atenção 180˚ dos objetos lá fora para você o Sujeito, para o lugar onde você está olhando para fora. Você vê o seu rosto? Você vê alguma coisa lá - qualquer cor ou forma, qualquer movimento?
Olhando para o lugar onde os outros vêem minha cara, eu não encontrar nenhuma cor ou forma aqui. Acho capacidade ilimitada ou a consciência deste lado para onde o meu dedo está apontando. Esta capacidade é vazia, clara, transparente. É evidente que é algo de acordado, consciente.
Ao mesmo tempo, essa capacidade está cheia de tudo o que acontece nela: o meu dedo, minha visão da cena além, sons, sentimentos ...
Agora estou vendo quem eu realmente sou - vendo o Um ilimitado no coração de mim mesmo, Aquele em quem o mundo está acontecendo.
O que você acha? Você também está a olhar através desta totalmente aberta, clara como cristal, consciência?"