Quem Sou Eu?

Rogerio

Re: Quem Sou Eu?

Postby Rogerio » Wed Mar 09, 2016 7:44 pm

oi Sandra!
E para saberes se está um eu aqui agora, não é a mesma coisa? Não basta ver? :)
Abraço!
Sim.Nao posso encontrar um eu.Esse é so uma imagem , uma historia , um pensamento acontecendo.
Mas os pensamentos , sentimentos , sensaçoes , corpo sao reais certo? Mas nao para alguem.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Thu Mar 10, 2016 2:29 pm

Olá Rogério!

É difícil para mim falar sobre isto (porque nunca sei muito bem o que dizer), mas eu vou tentar.
Por favor, não acredites no que eu te digo, vê por ti próprio se aquilo que eu estou a escrever é o que acontece na tua experiência.
Neste momento (é sempre neste momento...) há uma experiência a acontecer.
Se olhares, estás a olhar para essa experiência, para a vida tal como ela é agora.
Nessa experiência de vida acontecem sensações, pensamentos, pensamentos, emoções e é possível ver aquilo a que chamamos pessoas, objetos, corpos, animais, natureza, carros, aviões,....
É possível ver / sentir / experimentar a vida a acontecer tal como ela é (e não como nós pensamos que ela é).
A sensação que temos é que existe um eu, separado do resto que está a acontecer.
O que é estranho. Se eu sou vida, como é que eu posso estar separado dessa mesma vida?
Se começarmos a procurar esse eu separado da vida, usando os sentidos (ver, ouvir, cheirar, saborear, tocar), é bem possível que a ideia de ser um eu separado seja vista por aquilo que é: uma ilusão, uma crença.

Diz-me o que pensas sobre isto e, ainda mais importante, diz-me o que vês. Há um eu separado da vida? É possível encontrar este eu? O que é que vês que possa ser este eu?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Mar 10, 2016 8:36 pm

Oi Sandra!!

Tudo o que se pode fazer é olhar para as experiencias acontecendo.Emocoes , sentimentos ,pensamentos acontecem e podem ser vistos.Mas essa é a unica experiencia , nao tem um eu separado.É como um espaço onde as coisas aparecem.Nunca tem um eu que possa estar fazendo alguma coisa ou alguma coisa acontecendo para um eu.
É sempre um fluxo de experiencias acontecendo , indo e voltanto.
Parece ser claro tudo isso que escrevi e o que voce disse.Sera que por tanto tempo vendo as coisas por um falso eu , vai levar um tempo para ele ir se desfazendo?

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 11, 2016 1:27 pm

Olá Rogério!
Tudo o que se pode fazer é olhar para as experiencias acontecendo.
Ui, isto parece-me um bocado estranho. Estás a dizer que na vida não há nada a fazer? Ou que tudo está a acontecer e tu és uma espécie de observador que nada pode fazer sobre isso?
Mas essa é a unica experiencia , nao tem um eu separado.
Sim.
É como um espaço onde as coisas aparecem.
Tenho a impressão que isto é uma ideia sobre o que está a acontecer? Consegues ver um espaço onde as coisas aparecem? Isto quer dizer que é possível ter a experiência de outros espaços fora deste? Encontrar outras realidades, separadas desta?
Nunca tem um eu que possa estar fazendo alguma coisa ou alguma coisa acontecendo para um eu.
Agradecia que escrevesses um exemplo ou dois - ou cinco... :) - de como sabes que isto é verdade? O que é que vês a acontecer na tua experiência que te leva a fazer esta afirmação?
É sempre um fluxo de experiencias acontecendo , indo e voltanto.
Tenho a impressão que isto é mais uma ideia do que a tua experiância. Para onde é que as experiências vão e de onde é que voltam?
Sera que por tanto tempo vendo as coisas por um falso eu , vai levar um tempo para ele ir se desfazendo?
Sim, ver que o eu separado não existe é só um começo. Depois disso é possível fazer muitas mais explorações.

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Mar 11, 2016 9:09 pm

Oi Sandra!!

Estou olhando nossas conversas e estou percebendo que estou misturando experiencia com ideias e crenças.Acho que fico um pouco tenso e preocupado em dar respostas certas.Vou tentar ser mais fiel as minhas experiencias , mesmo que seja ridícula tá? Mais uma vez agradeço pela sua paciencia e sua perspicácia!!!
Ainda nao consegui responder a suas perguntas ok.

Grande Abraço!!

Canfora

Postby Canfora » Sat Mar 12, 2016 3:33 pm

Olá Rogério!
Estou olhando nossas conversas e estou percebendo que estou misturando experiencia com ideias e crenças.
É normal. A minha função é fazer com que aprendas a ver a diferença entre experiência e ideias e crenças. E perceberes o impacto que as ideias e crenças tem na tua experiência!
Vou tentar ser mais fiel as minhas experiencias , mesmo que seja ridícula tá?
Ah, não te preocupes com isso. Ninguém sabe quem tu és, por isso podes ser honesto à vontade em vez de te preocupares com responder da forma como pensas que deves responder.
Mais uma vez agradeço pela sua paciencia e sua perspicácia!!!
É um prazer.
Ainda nao consegui responder a suas perguntas ok.
Porquê? Por causa da história de teres de dar as respostas certas? :)
Não vale a pena preocupares-te com isso, se só o mais honesto que conseguires e observa e descreve a tua experiência.

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Mar 12, 2016 8:34 pm

Olá Sandra!

Obrigado pela força!!

Ui, isto parece-me um bocado estranho. Estás a dizer que na vida não há nada a fazer? Ou que tudo está a acontecer e tu és uma espécie de observador que nada pode fazer sobre isso?
Acho que posso fazer qualquer coisa na vida.Possuo conhecimentos e habilidades das quais posso utilizar.Vivenciar um desejo , uma vontade ...Posso utilizar este corpo para vivenciar varias experiências.Mas quanto as experiências de ver , sentir , pensar, essas sao automáticas. Mas se o eu não existe , esse que pode fazer qualquer coisa nao é so uma reação dos condicionamentos?
Tenho a impressão que isto é uma ideia sobre o que está a acontecer? Consegues ver um espaço onde as coisas aparecem? Isto quer dizer que é possível ter a experiência de outros espaços fora deste? Encontrar outras realidades, separadas desta?
É Sandra , nao da para ver um espaço. É só uma ideia para explicar que que tudo da para ver.

Eu escrevi:
Nunca tem um eu que possa estar fazendo alguma coisa ou alguma coisa acontecendo para um eu.
Agradecia que escrevesses um exemplo ou dois - ou cinco... :) - de como sabes que isto é verdade? O que é que vês a acontecer na tua experiência que te leva a fazer esta afirmação?
.

Acho que usei da ideia de que se nao existe um eu , então nao teria alguem que faz alguma coisa.Ou algo que aconteça para alguem.Entao aqui fica igual a resposta da primeira pergunta que voce fez.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Sun Mar 13, 2016 3:42 pm

Olá Rogério!
Mas se o eu não existe , esse que pode fazer qualquer coisa nao é so uma reação dos condicionamentos?
Tenho a impressão de que estás pensar em vez de olhar.
Repara que quando queremos perceber as coisas geralmente usamos ideias que aprendemos para explicar o que se passou, o que está a acontecer ou o que pensamos que pode vir a acontecer.
Mas os nossos pensamentos podem alterar o que está a acontecer agora - esta experiência, este momento?
Se olhares para o que está presente aqui e agora - é possível encontrar um eu que reage aos condicionamentos?
Ou este eu que reage aos condicionamentos é uma história sobre o porquê de as coisas serem como são?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Mar 14, 2016 3:14 pm

Oi Sandra!
Tenho a impressão de que estás pensar em vez de olhar.
É verdade Sandra. Por mais facil que pareça , estou começando a perceber isso.
Mas os nossos pensamentos podem alterar o que está a acontecer agora - esta experiência, este momento?
Nao. Um sentimento pode estar acontecendo mas os pensamentos referente a eles nao podem mudar a experiencia de sentir .

Se olhares para o que está presente aqui e agora - é possível encontrar um eu que reage aos condicionamentos?
Acho que nao.Parece que É mais uma experiencia.Vamos supor que tenho um sentimento de ansiedade (sensação)
ai vem os pensamentos ( Reações) de que isso nao era para estar acontecendo ou o porque desse sentimento , mas esses pensamentos tambem é uma experiência nao é?
Ou este eu que reage aos condicionamentos é uma história sobre o porquê de as coisas serem como são?
Sim. MAs sabendo disso porque nao vejo sempre que é so uma historia.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 15, 2016 3:51 pm

Viva Rogério!
Obrigada pelas tuas respostas.
Uma vez mais volto a perguntar-te se existe ou não um eu. O que é que encontras na tua experiência que te faz pensar que um eu existe?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Mar 15, 2016 4:54 pm

Olá Sandra!

Uma vez mais volto a perguntar-te se existe ou não um eu. O que é que encontras na tua experiência que te faz pensar que um eu existe?
Através da experiências do cinco sentidos nao encontro um eu.Os pensamentos que vem logo a seguir das experiencias cria a ilusao de o eu existir.MAs tambem esses pensamentos sao experiencias que acontecem sem um eu
A pergunta que me faço é que se o eu nao existe a quem a essas experiencias aparecem ,Quem é o observador disso tudo?

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 16, 2016 1:16 pm

Viva Rogério!

Abaixo está uma experiência que tirei daqui http://www.headless.org/experiments/pointing.htm e traduzi colocando o link da página no google tradutor. Alguns dos guias usam esta experiência de vez em quando e eu gostava que experimentasses fazer isto e partilhasses a tua experiência (não ligues muito à linguagem utilizada, vê só o que é que descobres ao fazer a experiência):

Aqui está a minha tradução da tradução :)

"Quem é você realmente? Não quem você é aos olhos de outras pessoas, ou no espelho, ou de acordo com suas crenças e pressupostos não examinados, mas em sua própria experiência direta.

Grandes mestres espirituais dizem que você não é a sua aparência - no fundo, secretamente, mais perto de você do que sua respiração, você é a capacidade para o mundo. Eles dizem que para descobrir esta maravilhosa verdade sobre si mesmo você deve olhar de forma simples e inocente, como uma criança olha. Para onde você olha? Exatamente para onde você está, para o Observador. Quando? Agora.

Para ver quem você realmente é, realize o seguinte experimento:

Quando você aponta qualquer lugar do mundo você aponta para aparências. Você está distante do que você está olhando e você vê as coisas, você vê objetos. Observe isso - diriga a sua atenção para as coisas apontando para elas. (As imagens a seguir são apenas um guia - é imperativo você apontar para realmente fazer o experimento.)

Por exemplo, eu posso ver as formas e cores desta sala ...
Image

do meu pé ...
Image

... Do meu joelho
Image

do meu peito ...
Image

Em todos estes casos, a atenção é dirigida para o exterior, em objectos.

Agora aponte onde os outros vêem o seu rosto.
Image

O que você vê? Agora você está olhando para dentro - virando a direção da sua atenção 180˚ dos objetos lá fora para você o Sujeito, para o lugar onde você está olhando para fora. Você vê o seu rosto? Você vê alguma coisa lá - qualquer cor ou forma, qualquer movimento?

Olhando para o lugar onde os outros vêem minha cara, eu não encontrar nenhuma cor ou forma aqui. Acho capacidade ilimitada ou a consciência deste lado para onde o meu dedo está apontando. Esta capacidade é vazia, clara, transparente. É evidente que é algo de acordado, consciente.

Ao mesmo tempo, essa capacidade está cheia de tudo o que acontece nela: o meu dedo, minha visão da cena além, sons, sentimentos ...

Agora estou vendo quem eu realmente sou - vendo o Um ilimitado no coração de mim mesmo, Aquele em quem o mundo está acontecendo.

O que você acha? Você também está a olhar através desta totalmente aberta, clara como cristal, consciência?"

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Mar 17, 2016 4:27 pm

Olá Sandra!

Obrigado pelo carinho e dedicação !

Anos atrás eu tinha feito essas experiências .Achei um video no youtube legendado .Na epoca achei interessante , mas agora percebi ( sutilmente) não intelectualmente o significado de não estar separado da vida.Gostaria de dizer que tenho muitas duvidas (Mas duvidas , preocupaçao, observaçao... tambem é um acontecimento ) Mas acho que vai levar um tempo para ter "certeza".

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Thu Mar 17, 2016 5:10 pm

Rogério, não percebo se queres continuar ou se pretendes parar por um tempinho? Qualquer das decisões está ok para mim :)

Canfora

Postby Canfora » Fri Mar 18, 2016 11:21 am

Olá Rogério,

Deves ter recebido um mail com este aviso, mas aqui está uma tradução:

"Nós estaremos migrando nosso site (http: //www.liberation unleashed.com) e
este fórum para um novo servidor hoje, bem como fazer alguma manutenção em ambos.
Isso significa que tanto o site e fórum será desligada a partir das 15:00
Hora Central Europeia de hoje (18 de Março de 2016).
Nós ainda não temos uma indicação da duração deste tempo de inatividade, mas
pode levar até 48 horas. Todos os usuários registrados receberão um e-mail quando
LU estiver on-line novamente."

É possível que o forum esteja fora do ar durante 48 horas ou mais.

Return to “Português”