Quem Sou Eu?

Canfora

Re: Quem Sou Eu?

Postby Canfora » Fri Mar 04, 2016 1:37 pm

Olá Rogério!
Acho que é só uma ideia uma descrição para explicar que tudo é visto.Que existe consciência das coisas que aparecem ( pensamentos ,sentimentos ...). Mas não existe separação dessas coisas q aparecem e da consciencia.
É bem sutil, mas quando se nomeai a palavra consciencia , eu ou mente , parece se surge a divisao
Sim :)
Eu iria dizer que sim.Mas quando procura quem é que sente não da para encontrar.
Hoje de manha tentei responder estas perguntas e fiquei olhando para isso, percebi que as sensações aconteciam assim como os pensamentos .Pode ser besteira minha, mas os pensamentos vinham , e percebi que as reações dos próprios pensamentos que achava que era o "eu controlando" tambem aconteciam de forma automatica.Corrija-me por favor...
Sim, essa também é a minha experiência.

Consegues então descrever como é que vês uma decisão a acontecer?

Por exemplos: virar à esquerda ou à direita; a roupa que vestes de manhã; o que dizer a alguém numa conversa... (isto são só sugestões).

Existe alguém, uma entidade a decidir o que fazer?

Abraço

PS - não faço ideia do que te sugerir como leitura! Continuo a pensar nisso.

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Mar 04, 2016 10:06 pm

Oi Sandra!!
Fico grato pela paciencia e dedicaçao.
Obrigado.
Consegues então descrever como é que vês uma decisão a acontecer?
Neste momento em que digito, acredito que estou a escolher as palavras e controlando a digitação ou a escrita.Mas na verdade aparecem pensamentos e imagens antes e as palavras são como uma reação.Os movimentos da escrita e da digitação são automáticos.Aparece uma frase e quando se vai por no papel ela acontece de forma espontanea, pois ja esta aparecendo outros pensamentos e a escrita continua automaticamente. Quando vou escolher uma roupa é a mesma coisa.Ja existe pensamentos e imagens de qual seria a melhor escolha.Ja existe uma preferencia de qual modelo ou cor.Algumas coisas da para perceber quem vem desde a infancia .Eu sempre reajo do mesmo jeito.
procurei ficar mais atento nas conversas com outros, e é sempre assim, pensamentos surgem , opiniões formadas , ideias , ta tudo na memoria.
Existe alguém, uma entidade a decidir o que fazer?
Pelas experiencias dita eu deveria dizer que nao existe ninguem.MAs essas mesma experiencias sao claras quando estou calmo investigando o processo.As vezes lendo ou ouvindo um audio.Mas no dia-a-dia na correria do trabalho,tudo passa despercebido .So vou dar conta quando aparece a raiva , ansiedade .... Ai eu respiro fundo e volto para a investigação de quem é que esta sentindo ou pensando.Entao começa tudo de novo.
AS vezes parece ser tão claro e óbvio , mas fico nessa oscilação.

Espero nao ter ficado muito confuso.Tenho uma dificuldade e me expressar ok.

Abraço Sandra!!

Canfora

Postby Canfora » Sat Mar 05, 2016 7:28 pm

Olá Rogério!
Espero nao ter ficado muito confuso.Tenho uma dificuldade e me expressar ok.
Não tenho nenhuma dificuldade em perceber o que dizes, pelo contrário. Tu expressas-te muito bem.

Tens andado a tentar encontrar um eu e - até ao momento - não encontraste um eu na tua experiência. Assim sendo, se não encontras um eu, o que é que encontras na tua experiência que tem dificuldade em expressar-se?

Repara em como é fácil pensar que és assim ou assado e acreditar no que pensas sobre ti! E em como este acreditar que tens determinadas características faz com que elas pareçam reais, inerentes, tuas.

Com isto não quero afirmar que a dificuldade em expressares-te não aconteça de vez em quando. Mas se não existe um eu Rogério, será que esta experiência (que no teu caso me parece ser mais uma ideia que tens sobre como és do que uma dificuldade real) pertence a alguém? Esta dificuldade em expressares-te (que talvez aconteça de vez em quando), prova a existência de um eu?
Ja existe pensamentos e imagens de qual seria a melhor escolha.Ja existe uma preferencia de qual modelo ou cor.Algumas coisas da para perceber quem vem desde a infancia .Eu sempre reajo do mesmo jeito.
procurei ficar mais atento nas conversas com outros, e é sempre assim, pensamentos surgem , opiniões formadas , ideias , ta tudo na memoria.
Sabes, fico com a ideia de que vês o eu como uma espécie de contentor onde estão guardadas as memórias, uma entidade fixa e separada das outras. É mais ou menos isso?

Se olhares para esta experiência aqui e agora, vês algum indício de que as experiências passadas estão a influenciar este momento?

O que é encontras na tua experiência que é a memória? É possível ver, ouvir, cheirar, tocar, provar algo que contêm todos os pensamentos passados e presentes e futuros, um contentor onde estão armazenados os pensamentos?

Estou a sair um bocadinho do âmbito do nosso inquérito. Ou talvez não. É um prazer guiar-te Rogério, estás a ir muito bem! Espero não estar a complicar, se vires que estou a ir depressa demais ou tiveres dúvidas sobre o que eu digo, diz.

Um abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Mar 05, 2016 10:24 pm

Oi Sandra,

O prazer é meu de ser guiado por voce!! Eu vou tentar de seguir do jeito que voce achar melhor.To tentando ser o mais honesto possivel.Grato!!!
Tens andado a tentar encontrar um eu e - até ao momento - não encontraste um eu na tua experiência. Assim sendo, se não encontras um eu, o que é que encontras na tua experiência que tem dificuldade em expressar-se?

Repara em como é fácil pensar que és assim ou assado e acreditar no que pensas sobre ti! E em como este acreditar que tens determinadas características faz com que elas pareçam reais, inerentes, tuas.

Com isto não quero afirmar que a dificuldade em expressares-te não aconteça de vez em quando. Mas se não existe um eu Rogério, será que esta experiência (que no teu caso me parece ser mais uma ideia que tens sobre como és do que uma dificuldade real) pertence a alguém? Esta dificuldade em expressares-te (que talvez aconteça de vez em quando), prova a existência de um eu?
Quando tento encontrar um eu, acho que tudo é uma historia um conjunto de ideias , pensamentos , imagens , crenças que se tem deste personagem Rogério.Quando falei de não saber me expressar , é uma crença que eu deveria ser de um jeito e nao de outro, talvez por fazer comparações.

Sabes, fico com a ideia de que vês o eu como uma espécie de contentor onde estão guardadas as memórias, uma entidade fixa e separada das outras. É mais ou menos isso?
Se olhares para esta experiência aqui e agora, vês algum indício de que as experiências passadas estão a influenciar este momento?

Acho que sim Sandra.Existem ideias e pensamentos que se repetem a muito tempo que da a "sensaçao" de ser alguem separado.
Mas quando voce pede para olhar para esse eu , para descobrir se tem um tamanho, forma ... Nao encontro como algo fixo , só como pensamentos.MAs porque e o que torna os pensamentos importantes?

O que é encontras na tua experiência que é a memória? É possível ver, ouvir, cheirar, tocar, provar algo que contêm todos os pensamentos passados e presentes e futuros, um contentor onde estão armazenados os pensamentos?
Nao da para encontrar um lugar onde se contem todos os pensamentos , como uma memoria.só varios pensamentos que acontecem.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Sun Mar 06, 2016 3:48 pm

Olá Rogério!

O que é o eu então? Existe um eu separado do resto da existência?
Quais são de momento os teus pensamentos sobre isto?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Mar 07, 2016 3:26 pm

Olá Sandra,
O que é o eu então? Existe um eu separado do resto da existência?
Quais são de momento os teus pensamentos sobre isto?
Mesmo que nao se ache um eu , ha uma forte "sensação" de ser alguém.Parece que os proprios pensamentos faz com que eu seja alguem.Quando olho para os pensamentos vejo que nao posso contralar eles,mais as suas reaçaoes referente as coisas sao rapidas e automaticas que parece que sou eu fazendo.Posso ver isso so quando esteu investigando , "meditaçao, Mas no dia dia é como um hipinose , onde os pensamentos (Sentimentos ,emocoes...), vao sendo acreditados como se fosse alguem.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Mon Mar 07, 2016 4:30 pm

Viva Rogério!
Mesmo que nao se ache um eu , ha uma forte "sensação" de ser alguém.
Sim. Mas se olhares para essa sensação - essa sensação é alguém, é um eu? Ou é uma sensação?
Parece que os proprios pensamentos faz com que eu seja alguem.
Sim, mas esses pensamentos sobre o eu provam a existência de um eu? Como é que pensamentos provam a existência de um eu?

Os pensamentos podem criar eus ou outras coisas? Por exemplo, se pensarmos sobre o Pato Donald isso prova a existência do Pato Donald?

Os pensamentos podem conhecer a realidade? O pensamento *banana* pode conhecer a sensação de dor nas costas?

O que é que o pensamento "eu" pode fazer?
Quando olho para os pensamentos vejo que nao posso contralar eles,mais as suas reaçaoes referente as coisas sao rapidas e automaticas que parece que sou eu fazendo.
Sim, percebo o que dizes.
Posso ver isso so quando esteu investigando , "meditaçao, Mas no dia dia é como um hipinose , onde os pensamentos (Sentimentos ,emocoes...), vao sendo acreditados como se fosse alguem.
Acreditar e investigar são experiências que acontecem - consegues encontrar o eu que é suposto estar a viver estas experiências? Existe na tua experiência uma entidade que acredita no que pensa? Existe na tua experiência uma entidade que investiga?

Tenho a sensação que estás a entrar naquela fase em que não encontras um eu, mas pensas e sentes que existe um. O que pode ser muito frustrante! Continua a olhar Rogério, estás a ir muito bem, não desistas. O segredo está em olhar em vez de pensar. Pensamentos, sensações, experiências, emoções, provam a existência de um eu? Ou está tudo a acontecer sem um sujeito, sem uma entidade separada que manipula uma parcela da vida? Se existe um eu, encontrar este eu devia ser fácil, fácil... Olha para saberes se existe um eu ou não. Vês algo que seja um eu?

Escrevi demais! Se algo te parecer confuso, diz.

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Mon Mar 07, 2016 7:24 pm

Oi Sandra,

Tenho a sensação que estás a entrar naquela fase em que não encontras um eu, mas pensas e sentes que existe um. O que pode ser muito frustrante! Continua a olhar Rogério, estás a ir muito bem, não desistas.
Olha Sandra, Parece que é isso mesmo.To tentando responder suas perguntas , e sinto que nao chego a lugar nenhum.
Mas nao vou desistir!!
Mas se olhares para essa sensação - essa sensação é alguém, é um eu? Ou é uma sensação?
Essa sensaçao é som uma sensaçao.Se nao tivesse pensamentos depois da sensaçao nao haveria esse sentimento de ser alguem.
Sim, mas esses pensamentos sobre o eu provam a existência de um eu? Como é que pensamentos provam a existência de um eu?
Nao podem provar.O proprio fato de ter pensamento da do sentimento de um eu.
Os pensamentos podem criar eus ou outras coisas? Por exemplo, se pensarmos sobre o Pato Donald isso prova a existência do Pato Donald?

Os pensamentos criam imagens de tudo ,mas nao provam a existencia dessas imagem.
Os pensamentos podem conhecer a realidade? O pensamento *banana* pode conhecer a sensação de dor nas costas?

Nao tenho certeza Sandra se entendi esta pergunta.Mas vou tentar responder.
Quando olho uma arvore , tem uma resposta automatica do conhecimeto de que é uma arvore.Mas o pensameto (imagem) arvore , nao é a mesma coisa do que ver a arvore.
Uma dor nas costas é a mesma coisa, O pensamento de dor nas costas é so uma ideia, ou lembrança nao é igual a sensaçao de ter a dor.
Pensamentos, sensações, experiências, emoções, provam a existência de um eu? Ou está tudo a acontecer sem um sujeito, sem uma entidade separada que manipula uma parcela da vida? Se existe um eu, encontrar este eu devia ser fácil, fácil... Olha para saberes se existe um eu ou não. Vês algo que seja um eu?
As coisas acontecem sem um sujeito.Mas parece que tudo o que acontece é para alguém.Mas se procurar um eu , nao pode ser encontrado.Acho que é so pensamentos , lembranças , conhecimentos , crenças que da essa sensaçao de ser alguem.
Acreditar e investigar são experiências que acontecem - consegues encontrar o eu que é suposto estar a viver estas experiências? Existe na tua experiência uma entidade que acredita no que pensa? Existe na tua experiência uma entidade que investiga?
Se acreditar e investigar tambem acontecem , entao porque do valor , importância aos pensamento?
To vivendo no mundo da ideias então.Estranho isso!!

Abraço!!

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 08, 2016 11:39 am

Olá Rogério!

O modelo da realidade em que muitos de nós acreditam é que há vida a acontecer lá fora e um eu a acontecer aqui dentro, existindo um conflito entre uma realidade externa e um eu interno.

Quando andares na rua, vê se esta divisão existe. É possível encontrar uma divisão entre eu / vida? Consegues tocar, ver, ouvir, cheirar o lugar onde tu começas ou acabas ou onde uma realidade separada começa e acaba? Ou o que parece ser um eu é vida também, como tudo o resto?

Image

Partilha a tua experiência.

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Mar 08, 2016 4:35 pm

Olá Sandra,

Quando andares na rua, vê se esta divisão existe. É possível encontrar uma divisão entre eu / vida? Consegues tocar, ver, ouvir, cheirar o lugar onde tu começas ou acabas ou onde uma realidade separada começa e acaba? Ou o que parece ser um eu é vida também, como tudo o resto?
As vezes parece simples que não existe essa divisão.A vida esta acontecendo , sem um motivo e nem para ninguém.
O ver , cheirar , ouvir, sentir,acontecem ,poderia dizer que este eu é o espaço onde tudo aparece.Mas é muito sutil esta visao.Talvez pelo habito de ver as coisas de forma errada fica difícil de ver este processo de forma natural.
Os pensamentos que tambem aparecem que faz a divisao acontecer.As coisas acontecem e os pensamentos reagem as essas coisas de acordo com os condicionamentos.Mas porque a visão da realidade não fixa , nao permanece, porque nao é tao clara ao ponto de nao mais reagir aos acontecimentos.voce ja ouviu aquela frase
" eu entendo psicologicamente" . Deculpe a confusao e o desabafo.

Abraço!!

Canfora

Postby Canfora » Tue Mar 08, 2016 4:42 pm

Rogério! Obrigada pela tua honestidade!

Voltemos ao princípio.
" eu entendo psicologicamente"
O que é este eu?
Como é que sabes que existe?

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Mar 08, 2016 7:58 pm

Oi Sandra!

Obrigado pela paciência!
O que é este eu?
Como é que sabes que existe?
Eu nao sei.Poderia dizer que é só uma sensação de existir ,mas a sensação também é um acontecer.

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 09, 2016 4:09 pm

Viva Rogério! O que é que fazes quando sentes sede e queres saber se o teu copo de água está cheio ou vazio?

Rogerio

Postby Rogerio » Wed Mar 09, 2016 4:54 pm

Olá Sandra,

Viva Rogério! O que é que fazes quando sentes sede e queres saber se o teu copo de água está cheio ou vazio?
O corpo reage a sede , para saber se o teu copo de água está cheio ou vazio , basta ver!

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Wed Mar 09, 2016 5:21 pm

E para saberes se está um eu aqui agora, não é a mesma coisa? Não basta ver? :)
Abraço!

Return to “Português”