O que é real?

arthurbac

Re: O que é real?

Postby arthurbac » Thu Apr 21, 2022 2:47 pm

Todos temos teorias, ideias, pensamentos sobre o porque é que as coisas são como são.

Mas quando observamos é possível verificar se as nossas teorias estão corretas?

Estou a ver as minhas mãos a mexerem-se, os dedos a tocar em teclas.

São as mãos que fazem com que o movimento aconteça?

Talvez si, talvez não. Na minha opinião, é impossível chegar a uma resposta.

Mexe uma das tuas mãos. O que é que vês a causar o movimento?

Incrível, Sandra... tão simples e cru que fico sem palavras. Algumas ideias sobre as coisas são tão enraizadas que parecem ser verdades firmes, inabaláveis. Mas é só olhar puramente que percebo que não é bem assim... Nem sei o que te falar direito agora. Apenas concordo com o que você falou.

Ao ver minhas mãos mexerem, isso é tudo. Não há uma causa para o movimento, uma carga elétrica perceptível que desça para mexer os músculos ou qualquer outra explicação mirabolante etc. Simplesmente há a ação.

Obrigado!

Canfora

Postby Canfora » Fri Apr 22, 2022 1:18 pm

Sim, sem uma história só há o que está aqui :)
Qual é neste momento a tua história sobre o eu?

Abraço,
S

arthurbac

Postby arthurbac » Sat Apr 23, 2022 5:36 am

Sim, sem uma história só há o que está aqui :)
Qual é neste momento a tua história sobre o eu?
Eu nem sei mais o que te responder, hehe! A história sobre o eu nesse momento é que o eu é uma história… tem sido mais fácil perceber isso, não tentar entender ou explicar, mas realmente viver. Embora quando não atento, como quando estou muito atarefado no trabalho, esse vazio da Existência não esteja presente, quando eu sou eu, o Arthur que tem tais demandas e responsabilidade no trabalho, por exemplo, aí não me parece ter muito espaço para essa percepção, apenas para a experiência como um eu separado e que está a sofrer com aquela situação ruim.

Abraços 😚

Canfora

Postby Canfora » Sat Apr 23, 2022 4:14 pm

Olá Arthur,

Parece-me que estás a dizer que por vezes tens a noção de que um eu separado não existe e por vezes estás a viver a vida sem essa percepção / sem te focares na ausência de um eu?

Acho que isso é normal, também me acontece. É normal viver a vida de um ser humano, sendo plenamente um ser humano. Com altos e baixos, alegrias e tristezas, aprendizagens e burrice.

Ver que não existe um eu real e separado é um começo, uma abertura a uma outra perspectiva. E a vida continua.

Se sabes olhar e ver o que está aqui, tal como é, tens sempre esse recurso, esse refúgio disponível. Estar presente no aqui e agora, tal como é, pode ser por vezes desagradável - porque a nossa resistência e emoções negativas podem continuar a aparecer - mas é o mais perto que conseguimos estar daquilo a que chamamos realidade. Torna-se progressivamente mais fácil perceber a diferença entre o que está a acontecer e o que não está a acontecer - entre isto e pensamentos, histórias, sobre isto, que por vezes são completamente irreais. Ver esta diferença implica alguma prática, tal como qualquer coisa que queremos que faça parte da nossa rotina diária.

Dirias que a tua necessidade de saber, a busca que te trouxe aqui, tem menos impacto no teu dia a dia? Ou continuas a sentir o impulso de encontrar algo sem saber bem o quê, a sentir que tens de mudar, alcançar algo inalcançável, saber mais, evoluir espiritualmente?

Abraço,
S

arthurbac

Postby arthurbac » Sun Apr 24, 2022 9:50 pm

Parece-me que estás a dizer que por vezes tens a noção de que um eu separado não existe e por vezes estás a viver a vida sem essa percepção / sem te focares na ausência de um eu?

Acho que isso é normal, também me acontece. É normal viver a vida de um ser humano, sendo plenamente um ser humano. Com altos e baixos, alegrias e tristezas, aprendizagens e burrice.
Isso! Ê como se algumas vezes fosse claro que os pensamentos e o eu são apenas um personagem, em outras você tá tão envolvido no papel que não sabe diferenciar o ator do personagem, e acaba agindo e reagindo por meio da história e não da realidade.
Dirias que a tua necessidade de saber, a busca que te trouxe aqui, tem menos impacto no teu dia a dia? Ou continuas a sentir o impulso de encontrar algo sem saber bem o quê, a sentir que tens de mudar, alcançar algo inalcançável, saber mais, evoluir espiritualmente?
Não sei se entendi bem sua pergunta… mas eu acho que a busca tem diminuído e tenho vivido mais “alinhado com a Vida”, as coisas têm fluido mais e, então, tenho tido menos necessidade de ir atrás de algo além do que está no momento. Mas obviamente apenas diminui em certo grau, a busca ainda continua bastante, principalmente em questão de trabalho e sobre o que devo fazer para trabalhar com o que acho que sei que quero e gosto (escrever livro)! Seria essa a pergunta? Se não for, posso tentar responder novamente se tu explicar de outra maneira hehe.

Obrigado! Abraços :*

Canfora

Postby Canfora » Mon Apr 25, 2022 10:26 am

Viva Arthur,
Não sei se entendi bem sua pergunta… mas eu acho que a busca tem diminuído e tenho vivido mais “alinhado com a Vida”, as coisas têm fluido mais e, então, tenho tido menos necessidade de ir atrás de algo além do que está no momento. Mas obviamente apenas diminui em certo grau, a busca ainda continua bastante, principalmente em questão de trabalho e sobre o que devo fazer para trabalhar com o que acho que sei que quero e gosto (escrever livro)! Seria essa a pergunta? Se não for, posso tentar responder novamente se tu explicar de outra maneira hehe.
Sim, acho que respondeste à pergunta, obrigada. Querer fazer coisas faz parte do nosso percurso, espero que consigas escrever o livro!

De momento e tendo em conta aquilo que está presente aqui e agora, o que é que tens a dizer sobre isto:

O eu está no corpo.

O eu está fora do corpo.

O eu pensa.

O eu controla o que está a acontecer.

Sinto que sou um eu e isso quer dizer que um eu existe.

Abraço,
S

arthurbac

Postby arthurbac » Mon Apr 25, 2022 6:26 pm

De momento e tendo em conta aquilo que está presente aqui e agora, o que é que tens a dizer sobre isto:
Oi!! Vou mudar um pouco ordem para ficar mais claro o que quero te falar…

O eu controla o que está a acontecer.
Definitivamente não. Essa é a percepção que me trouxe até esse fórum. De que não estou no controle de nada, e quanto menos tento controlar, mais as coisas fluem e a vida se apresenta sem turbulência.
O eu está fora do corpo.
Não. Simplesmente não. Não percebo nenhum eu fora do corpo.
O eu está no corpo.

O eu pensa.

Sinto que sou um eu e isso quer dizer que um eu existe.
Essas questões já não vêm tão claras. Quando leio a pergunta já existem diversas resposta: a que eu quero dar, a que eu acho boa, a que eu acho que seria a correta pra você… então deixei elas por último.
Como respondi lá em cima, a mim é claro que não controlo a vida, assim como também percebo que quando tento controlar a vida, entro em compressão, sofrimento, por não aceitar a realidade como é (aceitar num sentido de enxergar claramente e não de concordar) e querer mudá-la para o que eu acho que é melhor. Esses momentos em que “eu” tento controlar é que vejo o eu. Então eu percebo a existência de um eu limitado ao corpo, que pensa e que existe separado da vida, mas é uma história. Fica mais claro quando você falou do papai noel. É como se esse eu fosse também um personagem, existe como imagem, mas não realmente. E quando cessa esse bando de informações que dizem que “Eu” sou o “eu”, percebo que não sou.
Então, da maneira mais sincera, existe um eu que pensa e está no corpo sim, ele só não é real. Como existe “fibromialgia” como um meio de agrupar alterações físicas que possam ser tratadas da mesma forma, mas fibromialgia não é real, é só uma convenção.
Eu não sou o eu separado. Assim como alguém que é diagnosticado com fibromialgia realmente não tem fibromialgia. Porque fibromialgia e eu são apenas conceitos, ideias, imaginações…

Obrigado pela conversa, tenho gostado bastante. Abração!

Canfora

Postby Canfora » Tue Apr 26, 2022 11:44 am

Viva Arthur,

Obrigada pelas tuas respostas e pela tua honestidade!
Quando leio a pergunta já existem diversas resposta: a que eu quero dar, a que eu acho boa, a que eu acho que seria a correta pra você… então deixei elas por último.
Sim, podemos chegar a respostas diferentes se considerarmos as perguntas de pontos de vista diferentes. Acho que isso quer dizer que quando pensamos em respostas estamos quase sempre a fazer uma interpretação, a dar um significado a algo que pode ter muitos outros significados e, de certa forma, a manipular as nossas histórias de forma a ficarmos satisfeitos e (quase sempre) de forma a termos (aparentemente) razão. Ahah!
E quando cessa esse bando de informações que dizem que “Eu” sou o “eu”, percebo que não sou.
O que é que queres dizer com percebo que não sou?
Obrigado pela conversa, tenho gostado bastante. Abração!
É um prazer!

Abraço,
S

arthurbac

Postby arthurbac » Tue Apr 26, 2022 12:16 pm

Bom dia!
Tipo aquilo que falamos, em alguns momentos vivo em confiança total na vida, ausência de controle, percebendo as coisas como são sem ter que dizer que são boas ou ruins etc; enquanto em outros momentos o Arthur quer tomar de conta das coisas quando elas não acontecem do jeito que eu queria, ou se no trabalho está estressante…
O não sou é perceber que essas coisas que acho que sou não existem no momento. Que os pensamentos não estão realmente presentes aqui e agora, que as coisas que eu acho que deveriam ser diferentes como simplesmente como são e eu queria mudá-las para que fosse melhor para mim, mas esse “mim” não é uma real necessidade do momento, mas sim um desejo baseado em experiências prévias.
Acho que quando digo não sou é que eu não sou esse bando de coisa morta (pensamentos, memórias, ideias definidas sobre o Arthur etc), mas que eu sou algo vivo que se atualiza a cada instante de acordo com o que se apresenta para mim e que pode ser parecido com o que eu esperaria que fosse um “padrão Arthur” ou completamente diferente, e que caso seja diferente do que costumo ser, isso não traga nenhum sofrimento, porque eu sou vivo, vida e transformação, não petrificado, morto e definido.

Talvez eu tenha pensado muito para responder e tentar te explicar. Então parei um pouco para olhar ao redor. Conclui que eu não sou “Arthur”, tudo que alguém ou eu penso de mim não é o que sou agora. Arthur é um nome que me foi dado e quaisquer outra qualidade que me alguém me dê baseado no que já fiz também não reflete a minha existência agora no presente. Mas ao observar meu braço e minha mão, olhei o copo de água e pensei que estava com sede e queria beber água, então mexi para pegar a água e beber. Acho que isso é o mais difícil pra eu perceber como realidade, se assim for, que o corpo não é “meu”. Não meu do Arthur, o Arthur eu posso ver claramente que não existe, como o papai-noel, se alguém me chamar de Arthur, eu vou virar e responder, ou se perguntar de algo que aconteceu, eu vou comentar sobre essa memória, mas isso é história e não realidade. Eu não sou isso, assim como o artista responder ao chamarem ele de papai-noel. Mas esse eu que conversa contigo aqui agora, que existe simplesmente, e que eu também não consigo encontrá-lo dentro ou fora do corpo!, mas que parece agir pelo corpo… porque quando notei que estava com sede, agi de maneira a beber água. Olhando para isso, não havia um eu com sede, simplesmente a sede, a percepção dela e a ação de buscar a água para saciar a sede. Concordo com isso! Podemos aceitar que não existia um eu com sede, só a sede. Mas e esse que percebe ela e age?? Aqui que estou agora empacado!

Abraços ;*

arthurbac

Postby arthurbac » Tue Apr 26, 2022 12:16 pm

Bom dia!
Tipo aquilo que falamos, em alguns momentos vivo em confiança total na vida, ausência de controle, percebendo as coisas como são sem ter que dizer que são boas ou ruins etc; enquanto em outros momentos o Arthur quer tomar de conta das coisas quando elas não acontecem do jeito que eu queria, ou se no trabalho está estressante…
O não sou é perceber que essas coisas que acho que sou não existem no momento. Que os pensamentos não estão realmente presentes aqui e agora, que as coisas que eu acho que deveriam ser diferentes como simplesmente como são e eu queria mudá-las para que fosse melhor para mim, mas esse “mim” não é uma real necessidade do momento, mas sim um desejo baseado em experiências prévias.
Acho que quando digo não sou é que eu não sou esse bando de coisa morta (pensamentos, memórias, ideias definidas sobre o Arthur etc), mas que eu sou algo vivo que se atualiza a cada instante de acordo com o que se apresenta para mim e que pode ser parecido com o que eu esperaria que fosse um “padrão Arthur” ou completamente diferente, e que caso seja diferente do que costumo ser, isso não traga nenhum sofrimento, porque eu sou vivo, vida e transformação, não petrificado, morto e definido.

Talvez eu tenha pensado muito para responder e tentar te explicar. Então parei um pouco para olhar ao redor. Conclui que eu não sou “Arthur”, tudo que alguém ou eu penso de mim não é o que sou agora. Arthur é um nome que me foi dado e quaisquer outra qualidade que me alguém me dê baseado no que já fiz também não reflete a minha existência agora no presente. Mas ao observar meu braço e minha mão, olhei o copo de água e pensei que estava com sede e queria beber água, então mexi para pegar a água e beber. Acho que isso é o mais difícil pra eu perceber como realidade, se assim for, que o corpo não é “meu”. Não meu do Arthur, o Arthur eu posso ver claramente que não existe, como o papai-noel, se alguém me chamar de Arthur, eu vou virar e responder, ou se perguntar de algo que aconteceu, eu vou comentar sobre essa memória, mas isso é história e não realidade. Eu não sou isso, assim como o artista responder ao chamarem ele de papai-noel. Mas esse eu que conversa contigo aqui agora, que existe simplesmente, e que eu também não consigo encontrá-lo dentro ou fora do corpo!, mas que parece agir pelo corpo… porque quando notei que estava com sede, agi de maneira a beber água. Olhando para isso, não havia um eu com sede, simplesmente a sede, a percepção dela e a ação de buscar a água para saciar a sede. Concordo com isso! Podemos aceitar que não existia um eu com sede, só a sede. Mas e esse que percebe ela e age?? Aqui que estou agora empacado!

Abraços ;*

Canfora

Postby Canfora » Tue Apr 26, 2022 2:06 pm

Gostei muito de ler o que escreveste Arthur, obrigada por partilhares os teus pensamentos, sentimentos, percepções.
Mas e esse que percebe ela e age?? Aqui que estou agora empacado!
Ahah. Sim. A questão do que é que somos.
O caminho mais direto que conheço de "lá chegar" é este: https://kaue.me/meaning/awareness/richa ... -traducao/

Abraço,
S

arthurbac

Postby arthurbac » Tue May 03, 2022 2:58 am

Desculpa a demora pra responder…
O caminho mais direto que conheço de "lá chegar" é este: https://kaue.me/meaning/awareness/richa ... -traducao/

Acho que você já tinha até me falado desse experimento. Bem legal. Mas ainda não sinto “completamente satisfeito” com ele. Porque como ele mesmo fala, que esse experimento que é uma não-experiência, é vivido de certo forma por cada um, por isso palavras não podem expressar ou definir o que isso é. E aí eu fico nisso, o que é isso que diferencia a minha existência ou o meu espaço de expressão no mundo das outras existências que exprimiriam de forma diferente o que ambos vivemos. Não o Arthur história ou a Sandra história, mas a existência que percebe daqui e daí, para mim, parece ter diferenças - o que não quer dizer que sejam separadas, desconectadas, independentes, mas que se expressam diferente.
Abraços :*

Canfora

Postby Canfora » Tue May 03, 2022 11:33 am

Olá Arthur,
Desculpa a demora pra responder…
Não precisas de pedir desculpa, não faz mal.

Podias explicar porque é que a questão das diferenças te chama a atenção? O que é que achas que devia ser diferente?

Abraço,
S

arthurbac

Postby arthurbac » Tue May 03, 2022 11:59 am

Podias explicar porque é que a questão das diferenças te chama a atenção? O que é que achas que devia ser diferente?
Pra satisfazer esse desejo de compreender melhor. Eu consigo me perceber cada vez mais no dia a dia menos sob controle da vida e os efeitos positivos disso, percebo como o Eu é uma história construída como qualquer outra. Mas quando chega nessa percepção que eu fico querendo conhecer mais. Porque quando dissolve o eu, é como se não existissem outros. Mas existe você aí e eu aqui. E cada um de nós tem uma existência, uma maneira de ser parte da vida, como a árvore que dá maçã é diferente da que da maçã é diferente de um cacto: isso não quer dizer que elas não sejam separadas, independentes, sob controle da produção do fruto etc. mas que cada uma é um ponto de vista e uma experiência. Assim como é comigo e com você.

Deixei mais claro?

Abraços

Canfora

Postby Canfora » Tue May 03, 2022 4:06 pm

Deixei mais claro?
Acho que sim.
Pra satisfazer esse desejo de compreender melhor.
Estás a falar sobre compreender melhor porque é que as coisas são como são? Achas que é possível? Não basta serem como são? O que é que está por trás deste desejo de compreender melhor?

Abraço!

Return to “Português”