Eu = Eu

dognaldo

Re: Eu = Eu

Postby dognaldo » Mon Aug 24, 2020 6:33 pm

Oi Sandra,
Se existir deve ser alguma coisa. Ou então é só imaginação, pensamentos sobre um eu.
Penso que, se existisse, o eu não seria como os demais objetos, uma vez que seria sujeito.
Olha novamente, vês alguma evidência da existência de um eu?
Não, não vejo.
Parto do princípio que se existir um eu tem que estar aqui, agora. Achas que pode existir um eu sem ser aqui e agora?
Sim, de alguma forma, teria de ser notado; mas só consigo notar a própria consciência, que não me parece ser um ente, um indivíduo.

Abraço
d.

Canfora

Postby Canfora » Tue Aug 25, 2020 2:35 pm

Viva dognaldo,
Olha novamente, vês alguma evidência da existência de um eu?
Não, não vejo.
Eu também não :)
Penso que, se existisse, o eu não seria como os demais objetos, uma vez que seria sujeito.
Podes descrever-me um sujeito real que vejas que existe? Para eu perceber o que é que é para ti um sujeito em temos práticos.

Abraço,
S

dognaldo

Postby dognaldo » Tue Aug 25, 2020 6:50 pm

Viva Sandra,
Podes descrever-me um sujeito real que vejas que existe? Para eu perceber o que é que é para ti um sujeito em temos práticos.
Não consigo identificar nenhum eu-sujeito real, nem empírico nem não empírico; não no sentido substancial, ôntico, separado.

Identifico apenas sensações, pensamentos, lembranças etc., que podem ser explicados sem a necessidade de se recorrer a um sujeito desse tipo.

Intelectualmente não tenho mais dúvidas acerca da irrealidade do eu.

Em suma, não consigo nem perceber nem explicar um eu.

E às vezes tenho algumas sensações estranhas, como a de estranheza em relação ao próprio corpo.

Ou de começar a achar tudo engraçado...

Parece que a filosofia está me atrapalhando, pois, teoricamente, há muita coisa em jogo; por exemplo, a questão da liberdade, do livre-arbítrio, da responsabilidade etc.

Sem falar nas minhas preferências; por exemplo, nunca gostei muito dos empiristas, e agora vejo que Hume e Berkeley, entre outros, têm mais razão, em certos aspectos, que Descartes ou Kant.

Enfim, ficou tudo meio estranho!

Abraço,
d.

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 26, 2020 4:45 pm

Viva dognaldo,
Enfim, ficou tudo meio estranho!
Boa! É sinal de que estás a sair da tua zona de conforto :)
Ou de começar a achar tudo engraçado...
E pode ser sim, muito engraçado!
Identifico apenas sensações, pensamentos, lembranças etc., que podem ser explicados sem a necessidade de se recorrer a um sujeito desse tipo.
Ena. Ao que parece a tua forma de pensar mudou?
Parece que a filosofia está me atrapalhando, pois, teoricamente, há muita coisa em jogo; por exemplo, a questão da liberdade, do livre-arbítrio, da responsabilidade etc.

Sem falar nas minhas preferências; por exemplo, nunca gostei muito dos empiristas, e agora vejo que Hume e Berkeley, entre outros, têm mais razão, em certos aspectos, que Descartes ou Kant.
Conhecimento em segunda mão não ajuda a ver isto. Se leres um livro sobre o Alasca, não vais assimilar a experiência de visitar o verdadeiro Alasca. É bom fazer comparações entre formas de pensar, mas uma experiência é pessoal, singular, particular, única e, de certa foma, solitária.
Intelectualmente não tenho mais dúvidas acerca da irrealidade do eu.
E sem ser intelectualmente, tens dúvidas? Quais são?

Abraço,
S

dognaldo

Postby dognaldo » Wed Aug 26, 2020 8:31 pm

Oi Sandra,
Boa! É sinal de que estás a sair da tua zona de conforto :)
É uma situação paradoxal, pois de algum modo esse desconforto conforta.
E pode ser sim, muito engraçado!
Tem uma tradição segundo a qual Deus brinca, joga; algo semelhante se diz também de Maya.
Ena. Ao que parece a tua forma de pensar mudou?
Já tem um tempo que penso não existir o ego, eu ou self substancial, separado, mas parece que só agora a ficha caiu ou começou a cair... Pois tudo indica que não tem volta.

Isso me preocupa um pouco, pois como eu ainda não acordei, temo ficar como um sonâmbulo, meio dormindo meio acordado, ou seja, pensando como desperto mas vivendo como não desperto.
Conhecimento em segunda mão não ajuda a ver isto. Se leres um livro sobre o Alasca, não vais assimilar a experiência de visitar o verdadeiro Alasca. É bom fazer comparações entre formas de pensar, mas uma experiência é pessoal, singular, particular, única e, de certa foma, solitária.
Estou certo disso.
E sem ser intelectualmente, tens dúvidas? Quais são?
Não tenho mais nenhuma dúvida de que não sou um ente substancial, separado. De repente, compreendi que a percepção, a apercepção, a percepção consciente não tem nada que ver com o pensar, com a razão ou o intelecto. Os pensamentos são objetos como quaisquer outros, externos ou internos. Tudo é objeto para e na Consciência, menos ela mesma.

Enquanto escrevo isso, fico arrepiado...

Abraço,
d.

Canfora

Postby Canfora » Thu Aug 27, 2020 5:54 pm

Viva dognaldo e obrigada pela tua resposta!
como eu ainda não acordei, temo ficar como um sonâmbulo, meio dormindo meio acordado, ou seja, pensando como desperto mas vivendo como não desperto.
O que é que é para ti acordar? O que é que pensas que devia acontecer e ainda não aconteceu?

E o que é para ti "viver como não desperto"?

Abraço,
S

dognaldo

Postby dognaldo » Thu Aug 27, 2020 8:25 pm

Viva Sandra!
obrigada pela tua resposta!
Eu que agradeço pelas perguntas!
O que é que é para ti acordar?
Disse alguém que quando sonhamos que sonhamos, estamos perto de despertar. Pois eu sinto como se estivesse prestes a acordar.
O que é que pensas que devia acontecer e ainda não aconteceu?
De fato, nada... talvez seja mais uma questão de clareza e estabilidade.

É como se eu tivesse mudado de ponto de vista, mas ainda estivesse meio fora de foco, oscilante.

Pensando bem, "ponto de vista" parece ser outro nome para "ego".

Então é como se eu estivesse abandonando os muitos e variáveis pontos de vista egoicos e passando a ver as coisas de um "ponto de vista" não localizado, de lugar nenhum, se é que isso faz sentido.
E o que é para ti "viver como não desperto"?
Não sei ao certo... temo que eu seja capaz de me enganar.

Temo o autoengano, ou seja, que eu esteja apenas imaginando coisas, que, na verdade, não compreendi nada e não vi nada.

Alguém que compreendeu por si, de primeira mão, que viu que não existe um ego, esse alguém pode ter esse tipo de dúvida/temor?

Abraço,
d.

Canfora

Postby Canfora » Fri Aug 28, 2020 5:04 pm

Viva dognaldo,
Não sei ao certo... temo que eu seja capaz de me enganar.

Temo o autoengano, ou seja, que eu esteja apenas imaginando coisas, que, na verdade, não compreendi nada e não vi nada.

Alguém que compreendeu por si, de primeira mão, que viu que não existe um ego, esse alguém pode ter esse tipo de dúvida/temor?
Oscilações entre certezas e dúvidas são bastante comuns e normais. Como referes por outras palavras, é um bocado como se duas perspetivas entrassem em conflito, um ponto de vista pragmático, factual, em que é visto que um eu não existe e um ponto de vista intelectual, especulativo, que entra aparentemente em contradição com o outro.

Sugiro que ao longo do dia, quando te lembrares, te vás focando no aqui e agora, para confirmar a realização de que um eu separado, subjetivo, independente e real não está aqui, agora. E que, se quiseres, vás falando comigo sobre as dúvidas que tens e sobre as expetativas que se podem colocar no caminho de uma visão clara.

Estás a ir muito bem dognaldo :)

Abraço,
S

dognaldo

Postby dognaldo » Sat Aug 29, 2020 1:21 am

Viva Sandra,
Sugiro que ao longo do dia, quando te lembrares, te vás focando no aqui e agora, para confirmar a realização de que um eu separado, subjetivo, independente e real não está aqui, agora. E que, se quiseres, vás falando comigo sobre as dúvidas que tens e sobre as expetativas que se podem colocar no caminho de uma visão clara.
Sim, vou fazer isso; muitíssimo obrigado!

Abraço,
d.

Canfora

Postby Canfora » Sat Aug 29, 2020 1:47 pm

Viva dognaldo,

Mas vai escrevendo também. Escrever é bom para reparares no que se passa contigo. E eu estou aqui para ajudar se necessário. Como é que vão as coisas?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Sat Aug 29, 2020 10:18 pm

Viva Sandra,
E eu estou aqui para ajudar se necessário. Como é que vão as coisas?
Não vou deixá-la em paz tão cedo, hehe...

A situação no Brasil não é nada boa, como deve saber. Estamos sendo governados por um bando de malucos incompetentes.

Mas, curiosamente, nos últimos dias ou semanas eu me tenho distanciado mental e emocionalmente desse caos. Não vejo mais muito sentido em ficar acompanhando todo santo dia, toda hora, minuto a minuto, os desmandos e escândalos dos nossos representantes etc.

Não que a destruição da Amazônia, p.ex., não seja importante... É que nada pode ser tão importante quanto as descobertas que estou fazendo.

Tão logo acabo de escrever isso e já posso ouvir uma vozinha cochichando no meu ouvido interno se eu não estaria sendo egoísta... o contrário pois do que suponho!

Abraço,
d.

Canfora

Postby Canfora » Tue Sep 01, 2020 5:44 pm

Viva dognaldo,
Tão logo acabo de escrever isso e já posso ouvir uma vozinha cochichando no meu ouvido interno se eu não estaria sendo egoísta... o contrário pois do que suponho!
As alegrias do pensamento dualistico e a "preto e branco" :)
A situação no Brasil não é nada boa, como deve saber. Estamos sendo governados por um bando de malucos incompetentes.

Mas, curiosamente, nos últimos dias ou semanas eu me tenho distanciado mental e emocionalmente desse caos. Não vejo mais muito sentido em ficar acompanhando todo santo dia, toda hora, minuto a minuto, os desmandos e escândalos dos nossos representantes etc.

Não que a destruição da Amazônia, p.ex., não seja importante...
Sim, temos tão pouco controle sobre o que nos rodeia. E um sentido de responsabilidade tão axarcebado. É um pouco como se sentissemos que a nossa influência sobre o todo é essential e relevante, mas se observarmos atentamente há muito pouco que nos diga respeito diretamente. Somos uma peçinha de uma engrenagem que nos ultrapassa. Até porque somos uma parte do mesmo todo, tal como uma célula é parte de algo muito maior. Isto olhando de um certo ponto de vista. Que pode ser contestado. Enfim, é o que é, independentemente da interpretação.
É que nada pode ser tão importante quanto as descobertas que estou fazendo.
Estas descobertas estão relacionadas com a ilusão do eu?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Tue Sep 01, 2020 11:40 pm

Oi Sandra,
Estas descobertas estão relacionadas com a ilusão do eu?
Sim, estão; mas talvez a descoberta seja mesmo só esta (a ilusão do eu), e o resto apenas consequência.

O fato é que muitas coisas perdem em importância; como diz o Eclesiastes, "vaidade de vaidades, tudo é vaidade!"

Essa descoberta está tendo um grande impacto sobre a minha compreensão do que é a filosofia, p.ex.

Como sou professor de filosofia, estou tentando juntar os cacos; até a minha biblioteca vai precisar ser reorganizada...

Quem sabe não seria melhor aproveitar que estou praticamente desempregado e procurar outro trabalho?

Abraço
d.

Canfora

Postby Canfora » Wed Sep 02, 2020 4:26 pm

Viva dognaldo,

Obrigada pela tua resposta. Juntar os cacos. Gosto dessa imagem :)

Como é que explicavas isto a alguém que nunca tivesse pensado no assunto? Como é que ajudavas essa pessoa a ver a ausência de um eu real?

Abraço
S

dognaldo

Postby dognaldo » Wed Sep 02, 2020 11:55 pm

Oi Sandra,
Como é que explicavas isto a alguém que nunca tivesse pensado no assunto? Como é que ajudavas essa pessoa a ver a ausência de um eu real?
Sua pergunta veio a calhar, pois tenho pensado nisso; praticamente ninguém do meu convívio se interessa pelo assunto.

Acho, em primeiro lugar, que não deveria tentar explicá-lo a quem não estivesse seriamente interessado, buscando a resposta, a verdade.

Em segundo, acho que a explicação deveria ser adequada às necessidades do interlocutor, p.ex., se se trata de uma pessoa religiosa ou intelectual ou prática etc.

Por fim, acho que tentaria envolver o meu interlocutor em algum experimento, mesmo que mental; p.ex., observar que tudo que experienciamos se dá, aparece na consciência, que tudo vem e vai, passa, sensações, sentimentos, volições, pensamentos etc., enquanto a própria consciência permanece.

Esse ponto me parece fundamental, ou seja, tentar mostrar que a mente (e seu conteúdo, seus objetos) não é a consciência. (Não tenho certeza ainda de ter compreendido qual é a relação entre mente e ego.)

Antes de qualquer coisa, porém, eu tentaria estabelecer um compromisso de sinceridade, de honestidade intelectual, antes de tudo para consigo mesmo.

À primeira vista, isso tudo parece muito difícil e complicado, mas acho que, com a prática, as coisas devem fluir naturalmente.

Vou continuar pensando...

Abraço
d

Return to “Português”