Vida real

Canfora

Re: Vida real

Postby Canfora » Tue Aug 18, 2020 5:10 pm

Viva Airton,
Aki começaria apontando falta de controle que é percebido no cotidiano , no corpo nos pensamentos., tentar aponta que não existe um que controla.
Isso quer dizer que quando as mãos se mexem, não é um eu que as faz mexer? Como é que sabes?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Tue Aug 18, 2020 6:14 pm

Olá, Sandra.

quer dizer que quando as mãos se mexem, não é um eu que as faz mexer? Como é que sabes?
R: As mãos se mexem exato, agora msm , deitado Aki a mão foi para baixo da cabeça para melhorar posição para olhar tela celular.No corpo fica mais claro ainda que não tem um eu no controle,
Respiração, coração , intestino tudo vai por conta .Mas fica claro msm qdo percebe que não escolhe os pensamentos eles vem e vão não os produzo não tem um eu pensando . Então esse eu que é um pensamento mas que parece real assume autoria das ações ,que fasso e funções no corpo mas não é real . Nossa em uma mentira bem aceita por 50;anos Aki.
Abraço,

Canfora

Postby Canfora » Thu Aug 20, 2020 10:44 am

Viva Airton,
Então esse eu que é um pensamento mas que parece real assume autoria das ações
Podes explicar isto melhor? Como é que o pensamento eu assume a autoria das ações?

O que é que o pensamento eu consegue fazer exatamente?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Fri Aug 21, 2020 3:33 pm

Olá,Sandra.

Podes explicar isto melhor? Como é que o pensamento eu assume a autoria das ações?
R:como diz uma canção," desde criança somos programados*
Começa na infância , qdo recebe um nome depois te chamam por ele , isso torna uma memória "eu sou o Airton * e vai tornando um hábito assumir autoria das ações " eu vou andar de bike , eu vou brincar ...,

O que é que o pensamento eu consegue fazer exatamente?
R: Não pode fazer nada , game over.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Aug 21, 2020 5:43 pm

Viva Airton,

O que é pensas sobre tomar decisões, livre arbítrio, ecolhas, controle? O que é que faz as coisas acontecerem? És responsável por quê? Dá exemplos da tua experiência.

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Mon Aug 24, 2020 1:49 am

Olá,Sandra.

" O que é pensas sobre tomar decisões, livre arbítrio, ecolhas, controle? O que é que faz as coisas acontecerem? És responsável por quê? Dá exemplos da tua experiência.

R: continuam ainda decisões,livre arbítrio escolhas são coisas que acontecem sem alguém fazendo elas acontecerem . responsável por nada tudo flui . Essas questões não somem sem o questionador , mas não se transformam em fardos .

Abraço.

Canfora

Postby Canfora » Mon Aug 24, 2020 3:04 pm

Viva Airton.

Dá-me exemplos se faz favor, tirados do teu dia a dia. Como é que, por exemplo, acontece a escolha entre beber café, água ou chá ou que roupa vestir de manhã? Descreve o que vez a acontecer quando uma decisão acontece.

Abraço,
S

Airton

Postby Airton » Tue Aug 25, 2020 4:42 pm

Olá, Sandra.

]Dá-me exemplos se faz favor, tirados do teu dia a dia. Como é que, por exemplo, acontece a escolha entre beber café, água ou chá ou que roupa vestir de manhã? Descreve o que vez a acontecer quando uma decisão acontece.

R:Nossa , ótima pergunta como acontece escolha entre café com açúcar ou sem , leite com achocolatado ou café , qual roupa colocar , da música para ouvir ,nossa como escolha do melhor caminho para trabalho ,
Nossa não sei explicar , mas que fica claro Aki tbm não sei pra quem clareou kkk. É que vida flui mesmo sem ninguém .

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 26, 2020 4:16 pm

Viva Airton,

A minha pergunta é sobre o que vês a acontecer - a ideia é descreveres, em vez de explicares.
Se eu te disser para levantares um braço o que é vês a acontecer?
O que é que vês quando o braço se levanta (ou não)?
O que é que faz o braço levantar?
É um eu?
É outra coisa?
É possível ver o que controla o braço?
Descreve o que vês a acontecer.

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Thu Aug 27, 2020 1:08 pm

Olá,Sandra.

Se eu te disser para levantares um braço o que é vês a acontecer?
O que é que vês quando o braço se levanta (ou não)?
O que é que faz o braço levantar?
É um eu?
É outra coisa?
É possível ver o que controla o braço?
Descreve o que vês a acontecer.

R: se me falar para levantar o braço , ele será levantando ,mas não tem um eu que faz ele levantar , depois de olhar e ver que esse "eu " é um pensamento central que toma autoria das ações e funções realizadas ex: o braço levanta e surge o hábito 'eu levantei o braço ,ou eu prefiro café sem açúcar , não consigo ver o que controla essas ações escolhas , elas acontecem .
Grato Sandra .

Canfora

Postby Canfora » Thu Aug 27, 2020 6:00 pm

Viva Airton,
o braço levanta e surge o hábito 'eu levantei o braço ,ou eu prefiro café sem açúcar , não consigo ver o que controla essas ações escolhas , elas acontecem .
Essa é uma boa resposta. Comigo acontece o mesmo, vejo o braço mover-se sem ver o que o faz mover e um pensamento pode ser "eu mexi o braço" ou "ninguém mexeu o braço", mas os pensamentos são só uma espécie de narrador sobre o que aconteceu, não são eles que fazem acontecer (quando penso "levanta o braço", o braço pode levantar ou não, independentemente do pensamento).

Tens 100% de certeza de que o eu separado é uma ilusão? Se sim, o que é que te faz ter essa certeza?

Abraço,
S

Airton

Postby Airton » Fri Aug 28, 2020 4:52 pm

Olá, Sandra.

Tens 100% de certeza de que o eu separado é uma ilusão? Se sim, o que é que te faz ter essa certeza?

R: poderia responder " tenho 100%ou 50% de certeza .mas essas respostas não passariam de suposições, o que faz aki não tomar esse "eu separado " como real e sim como uma ilusão. É que, esse eu vem após uma sensação .Ex: boca seca aí surge um pensamento " eu vou Tomar água , ou um pensamento surge ex: "preciso pagar boleto" daí surge esse eu narrando as ações , " eu vou para o banco pagar boleto ,eu vou de bike .mas tudo acontece sem eu fazendo acontecer .o eu é descreve as a ações e sensações.

Canfora

Postby Canfora » Fri Aug 28, 2020 5:06 pm

Viva Airton,
o eu é descreve as a ações e sensações.
Não sei se percebi bem o que querias dizer. Explica outra vez o que queres dizer com a frase acima se faz favor.

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Fri Aug 28, 2020 5:07 pm

Olá, Sandra.
Grato pela atenção paciência.

Airton

Postby Airton » Sat Aug 29, 2020 1:19 pm

Olá, Sandra.

", o eu é descreve as a ações e sensações."

Não sei se percebi bem o que querias dizer. Explica outra vez o que queres dizer com a frase acima se faz favor..

R: tudo acontece , depois surge pensamento querendo dar sentido . Quis dizer que o eu é só um narrador .

Abraço.

Return to “Português”