Vida real

Airton

Vida real

Postby Airton » Thu Dec 19, 2019 6:44 am

LU is focused guiding for seeing there is no real, inherent 'self' - what do you understand by this?
Que não existe um(eu real) independente do pensamento,parece existe um gerenciador de tarefas . Mas o (eu )que acha que gerência é só um engano é pensamento também .

What are you looking for at LU?
Procuro ajuda , consegui algumas informações lendo literaturas mas sozinho mais difícil chegar em alguma conclusão, não tem muita informação sobre esse assunto na internet ou literaturas em Português .

What do you expect from a guided conversation?
Acredito que com um guia , vou ser orientado a observar alguns conceitos que prendem nessa ideia de ser um eu real porque intelectualmente parece que consigo ver esse eu falso mas na vivência a coisa fica meio confusa,

What is your experience in terms of spiritual practices, seeking and inquiry?
12 passos de narcóticos anônimos,durante 18 anos.

On a scale from 1 to 10, how willing are you to question any currently held beliefs about 'self?
10

Canfora

Re: Vida real

Postby Canfora » Thu Dec 19, 2019 4:57 pm

Olá Airton e bem vindo ao fórum da LU. É bom ter-te aqui. Obrigada pela tua introdução.
Eu chamo-me Sandra e sou a única guia da LU que fala fluentemente Português. Assim sendo, vou ser a tua guia.
Procuro ajuda , consegui algumas informações lendo literaturas mas sozinho mais difícil chegar em alguma conclusão, não tem muita informação sobre esse assunto na internet ou literaturas em Português .
Sim, sem dúvida.
12 passos de narcóticos anônimos,durante 18 anos.
Ok.
intelectualmente parece que consigo ver esse eu falso mas na vivência a coisa fica meio confusa
Consegues dar-me um ou dois (ou mais) exemplos do que queres dizer aqui?
O que é que vês intelectualmente?
O que é que na vivência faz as coisas ficarem confusas?

Se não quiseres não precisas de dar exemplos muito pessoais, só queria ficar a perceber melhor o que queres dizer.

Bem vindo e abraço,
Sandra

Airton

Postby Airton » Fri Dec 20, 2019 3:06 am

Olá, grato pela atenção Sandra.

Ex: a),vejo que não a como ter um eu independente do pensamento que seja real

.
Na vivência as coisas ficam confusas porque
Me perco entre que é real de o que de é ilusão.

Canfora

Postby Canfora » Fri Dec 20, 2019 1:20 pm

Olá Airton,
Me perco entre que é real de o que de é ilusão.
Podes dar-me algum exemplo de algo que é real e de algo que é ilusão?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Fri Dec 20, 2019 4:31 pm

Depois que comecei a ler krisnamurt , ramana, nizargadadta( a 7 meses que estou nisso) nesses últimos dias estou me sentindo frio, confuso , sem ação, meio perdido ausência de conhecimento de ação correta , com uma ausência da antiga oscilação emotiva. O que tinha antes como realidade o eu o Airton o autor das ações decisões não parece existir mas ele ainda assume autoria de tudo .sutilmente .

Ex: de realidade . o autor tendo escolhas tendo ações .
Ex: de ilusão não tem o Airton fico perdido nesse ponto .

Canfora

Postby Canfora » Sat Dec 21, 2019 3:30 pm

Depois que comecei a ler krisnamurt , ramana, nizargadadta( a 7 meses que estou nisso) nesses últimos dias estou me sentindo frio, confuso , sem ação, meio perdido ausência de conhecimento de ação correta , com uma ausência da antiga oscilação emotiva.
Acho que se eu estivesse a ler esses autores também andava a sentir-me desconectada.
Posso sugerir que deixes de os ler enquanto dura esta exploração?
Isto é sobre ti, não é sobre eles. O conhecimento em segunda mão não te vai ajudar a ver que o eu é uma ilusão.

Parece-me que estás a entrar num estado de niilismo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Niilismo:
"É a desvalorização e a morte do sentido, a ausência de finalidade e de resposta ao “porquê”. Os valores tradicionais depreciam-se e os "princípios e critérios absolutos dissolvem-se". "Tudo é sacudido, posto radicalmente em discussão. A superfície, antes congelada, das verdades e dos valores tradicionais está despedaçada e torna-se difícil prosseguir no caminho, avistar um ancoradouro"

Isso assusta-me um bocadinho, não há necessidade de ires por esse caminho.

Sugiro que andes no meio da natureza, que deixes de ler sobre não dualidade e que faças coisas que te deem prazer desde que não te prejudiquem: ouvir música que te faça sentir bem, dançar, cozinhar, falar com amigos - esse tipo de coisas que nos enraizam na vida do dia a dia de uma forma agradável.
Ex: de realidade . o autor tendo escolhas tendo ações .
Ex: de ilusão não tem o Airton fico perdido nesse ponto .
O nosso objetivo é ver se o eu - o eu separado, independente, sólido existe aqui e agora.

E lá chegaremos.

Tens algum receio ligado a isto? Medo de desaparecer, de não conseguir, de deixares de ser tu? Se eu te disser que o eu separado não existe o que é que pensas, o que é que sentes?

Abraço,
S

Airton

Postby Airton » Sun Dec 22, 2019 2:56 am

Olá,Sandra .
Olha até eu me assustei , essa estrada *nilismo* msm que tava seguindo.nossa horrível , mas aconteceu dessa noite perdi o sono acabei ligando computador e lendo as postagens da LU . deu clareada e parece que algo ocorreu Aki , o txt falava de experiência direta da não existência de um eu separado alguns exs, que tocou e me mostrou algo que me deixou mais leve .
Parei com leituras desses autores , sai passear consegui conversar com outros enfim tive um dia diferente leve . Vou seguir suas sugestões
Em relação as perguntas não tenho receio de desaparecer não,
Em relação ao eu separado não existir , bem possível sim .
O que sinto em relação a essa ideia , penso como seria o viver com isso.
Abraço.

Canfora

Postby Canfora » Sun Dec 22, 2019 2:18 pm

Olá Airton,
Olha até eu me assustei , essa estrada *nilismo* msm que tava seguindo.nossa horrível , mas aconteceu dessa noite perdi o sono acabei ligando computador e lendo as postagens da LU . deu clareada e parece que algo ocorreu Aki , o txt falava de experiência direta da não existência de um eu separado alguns exs, que tocou e me mostrou algo que me deixou mais leve .
Boa, fico feliz por ti.
O que sinto em relação a essa ideia , penso como seria o viver com isso.
Repara que se for verdade já estás a viver com isso.

O que é que pensas que o eu é?

Imagina que te aparece um extraterrestre à frente que te pede para lhe mostrares o eu. O que é que lhe mostravas que corresponda à tua ideia do que é o eu?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Fri Dec 27, 2019 1:20 pm

ola,Sandra

Realmente tudo me leva a olhar para essa ideia, de ja estar a viver sem gerenciador um autor. Mas ainda a lente dos óculos estão embaçadas.
O que penso que o EU é : Observo as vezes como um feixe de condicionamentos ,outras como sendo meu corpo sensações pensamentos,

Airton

Postby Airton » Fri Dec 27, 2019 1:29 pm

Se tivesse que mostrar a um extra-terrestre um Eu.
Não consigo mostrar um eu . nem achar um extra terrestre. kkk

Canfora

Postby Canfora » Fri Dec 27, 2019 2:25 pm

Viva Airton,

Obrigada pelas tuas respostas.
Observo as vezes como um feixe de condicionamentos ,outras como sendo meu corpo sensações pensamentos,
Observas um eu real ou pensamentos sobre o que é o eu?
Não consigo mostrar um eu . nem achar um extra terrestre. kkk
Isso quer dizer que o corpo não é o eu?
Porque é que não consegues mostrar um eu?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Sat Dec 28, 2019 12:19 pm

Olá Sandra.
Sim isto mesmo o corpo não é o eu , o corpo
Parece algo que está aqui agora mas o (eu)
Não encontro só pensamento observando pensansamento.
Parece não ser possível mostrar o (eu) só pensamento tomando posse de algo
Meu
Minha...

Canfora

Postby Canfora » Sat Dec 28, 2019 2:43 pm

Viva Airton,

Então não existe um eu dentro do corpo?
E fora do corpo, é possível encontrar um eu?

O que é que dirias que é real neste momento?

Abraço
S

Airton

Postby Airton » Sun Dec 29, 2019 3:14 pm

Olá,Sandra.
Não encontro eu fora do corpo nem dentro do corpo.
Neste momento o real é o que estou a olhar
Fora pessoas, coisas natureza os pensamentos sempre estão nó momento,

Canfora

Postby Canfora » Sun Dec 29, 2019 3:28 pm

Olá Airton,

E existe algum eu a observar isso tudo?
Fora pessoas, coisas natureza os pensamentos sempre estão nó momento,
Existe alguma fronteira entre dentro e fora? Limites onde tu acabes e o fora comece? Ou onde o fora acabe e tu comeces?
É possível encontrar separação entre um eu e o resto?

Abraço
S

Return to “Português”