Hello

Felippe

Re: Hello

Postby Felippe » Fri Jan 03, 2020 5:46 pm

Sim Sandra, sim, vejo que não é possível encontrar o eu separado. Talvez a única forma de mudar a forma como as coisa sao seja aceitando-as como são.
Se vendo que não existe um eu nada mudou então não sei do que depende mais. Já há a consciência da ilusão e já há a consciência que o eu não existe.
Sim, é irrealista esperar que a vida se torne numa especia de contos de fada, numa maravilha, paz, felicidade, sim.

Viveram felizes para sempre foi ótimo. Quanta coisa hollywoodiana na mente.
Compreendo muito bem a necessidade, a esperança e a vontade de evitar ou mudar certas coisas.

O que está por trás destas expectativas e desejos é o próprio eu querendo continuidade. Vem do eu. Parece que sim, provam ainda a existência desse eu falso ou um desejo de continuidade.

Quanta imaturidade né?

Valeu Sandra

Que paciência você tem.

Canfora

Postby Canfora » Sat Jan 04, 2020 2:47 pm

Eu não diria imaturidade. Essas necessidades, desejos e expetativas que tens são comuns a uma infinidade de pessoas. São mais normais do que o contrário. O que eu noto em ti é uma necessidade normal de te tornares numa versão "superior" de ti próprio e de transcenderes a existência normal do dia a dia - foi exatamente isso que me fez ficar obsecada com a espiritualidade e encontrar este site. Geralmente esta necessidade, que por vezes se transforma numa compulsão, faz-nos entrar por caminhos estranhos que vão desde a auto destruição sobre diversas formas à busca espiritual. Esta busca, de certa forma, também é uma tentativa de controlar a nossa vida e nós mesmos, de acordo com um ideal que criámos com base no que aprendemos, do que nos exigiram e exigem.

Tenho a certeza absoluta de que tu, tal como quase todas as pessoas estás a fazer o melhor que consegues com aquilo que tens. Mais do que isto não me parece possível.

Tens mesmo de alcançar um ideal para te aceitares como és? Ou será que o Felippe merece ser aceite como é? Com o bom, o mau e tudo o que existir entre estes aparentes opostos?

Um dia costuma ser preenchido por uma flutuação de acontecimentos (sensações, pensamentos, etc), uns mais agradáveis, os outros menos. Aquilo a que chamas eu faz parte disso. Se não existe separação, como é que poderias ser diferente do que és agora?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Sat Jan 04, 2020 5:44 pm

Oi Sandra

Entendi, quer dizer que você passou por algo bem semelhante? Por isso, talvez, esse site apareceu. Aqui algo chamou a atenção – A Busca é uma forma de controle da vida e nós. Uma falsa segurança criada por esse ideal com base no que recebemos. Nossa. Faz sentido.

Sim, tentando fazer o melhor.

Se tem que alcançar um ideal, já não sei mais. Acho que não tem. Essa é a ilusão do ditador interno. Apenas mais uma da mente não é? Felippe merece ser aceito como é, pois é o que é, um kit completo entre os opostos aparentes, bem e mal. Mudar? já tentei rsssssss. Isso é como mudar um sofá de lugar. Esse é o eu né? Aquilo que chamamos de eu, dias bons, dias flutuando, etc.

Se não existe separação como poderia ser diferente? Boa pergunta, mas se não existe separação tudo é como é, e nada poderia ser diferente. Tudo está em ordem vamos dizer assim. A aparente confusão faz parte disso.

Obg

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Sun Jan 05, 2020 2:40 pm

Olá Felippe,

Eu acho que mudar depende de uma série de circunstâncias, por exemplo, este corpo agora é muito diferente do corpo de quando eramos crianças. Mudar é possível, é mesmo inevitável, embora tenhamos tendência a seguir sempre mais ou menos os mesmos padrões.

Esta exploração sobre o eu não é sobre mudar ou não mudar, é sobre verificar se existe um eu sólido, permanente, independente, uma entidade separada de tudo o resto, separada da vida, As mudanças acontecem, é evidente. Mas existe um eu a mudar?

Neste momento, o que é que dirias que pode ser este eu?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Sun Jan 05, 2020 5:50 pm

Olá Sandra .

Não existe um eu a mudar . Já tentei isso, lista de qualidades e defeitos, etc, nada adianta!

Não há nada que eu digo que exista que seja o eu. Fora do corpo não há um eu, dentro do corpo não há um eu. Só há um senso de eu no pensamento . Só .

Eu diria isso. Mas é pensamento só. Conteúdo . Uma sensação .

Obg

F

Canfora

Postby Canfora » Mon Jan 06, 2020 1:04 pm

Viva F,

Tens a certeza de que não existe um eu? Como é que explicavas isso a alguém que nunca tivesse pensado no assunto?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Mon Jan 06, 2020 4:07 pm

Oi Sandra

Primeiro eu pediria para a pessoa olhar e ver se encontra esse “eu” no exterior. Depois pediria para olha para o próprio corpo, mãos, membros, partes, órgãos, e perguntaria de ela viu algum “eu”. Depois, e talvez mais complicado, tentaria mostrar para essa pessoa ver que os pensamentos não são ela, mas que o próprio pensamento cria ou criou esse “ eu”. Aqui seria parte mais difícil, compreender que não somos os pensamento e sentimentos, que eles vem e vão . Passam.

Tenho sim certeza que não existe um eu Sandra, mesmo o senso, o sentido de eu, é criação do pensamento .

Só pensamento .

Obrigado

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Tue Jan 07, 2020 4:19 pm

Viva F e obrigada pela tua resposta. E no que diz respeito ao controle?
Existe um eu a controlar o corpo, os pensamentos, as sensações, as percepções?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Tue Jan 07, 2020 5:34 pm

Olá Sandra

Não há um eu a controlar . Nem pensamentos, sensações, funções corporais, piscar de olhos. Esse ponto é estranho. Porque o ato ocorre antes do pensamento entrar. Por exemplo vc escuta uma função como correr e depois o pensamento diz “eu estou correndo” ou “eu corro”. Engraçado esse condicionamento até .

Igual aqui escrevendo. De onde vem as ideias? Os comandos? Não tem uma origem visível. Não encontro. Não tem uma eu que comanda os comandos . Se tem tá escondido onde não temos acesso .

Obrigado

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Wed Jan 08, 2020 5:41 pm

Olá Felippe!

Fala-me dos teus sentimentos e pensamentos à volta deste assunto.
Como é ver que não existe um eu?
Como é pensar que não existe um eu?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Wed Jan 08, 2020 7:31 pm

Olá Sandra, na verdade, isso me deu uma leveza, um alivio, como se um fardo fosse removido das costas. Ao mesmo tempo há um sentimento do tipo, e agora, minha família, filho, etc, como falar disso para alguém . Percebe ? Foram alguns anos ai quebrando a cabeça com os pensamentos. Toda aquela coisa de pensar positivo, pensar certo, meditação, silencio, etc.

Os pensamentos continuam aparecendo, sobre isso, sobre tudo, mas a impressão que tenho que não estou tao envolvido com os conteúdos como antes. Antes de conversar com você aqui e ler o material do site, era como se eu estivesse lutando com os pensamentos. O que está ocorrendo que fica mais claro que tudo se desenrola. Pensamentos sobre a morte, o que é isso que chamam de morte, etc, correm por aqui as vezes.

Ver que não existe um eu é ver o que existe a frente somente. Ver o que está acontecendo, sem ninguém para ver. Alguns momentos é muito rápido até o pensamento entrar e rotular.

Nossa, como é pensar que não existe um eu ? Uau, pensar ? Não tinha pensado nisso. Mas é pensar as vezes como tudo se desenrola sem um eu. Que não há ninguém fazendo nada mas que tudo está acontecendo. Sabe que ontem passou seguinte pensamento aqui. Se nao controlamentos os pensamentos o que é que controla udo isso? Mas tá claro que não existe um eu, O pensamento criou o eu, a essência dele é o eu. Eu isso, eu aquilo, meu isso, meu aquilo. Parece que vamos ficando mais atentos a essa ação do pensamento.

É duro até escrever, expressar, porque a linguagem realmente envolve usar as palavras eu, meu, etc.

Nao sei se ficou claro.

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Thu Jan 09, 2020 4:27 pm

Ficou muito claro Felippe,
Foram alguns anos ai quebrando a cabeça com os pensamentos. Toda aquela coisa de pensar positivo, pensar certo, meditação, silencio, etc.
Ahah. Sim! Também eu. Passei por tudo do catalicismo ao budismo, ao espiritismo, aos anjos, às energias, ao espiritual, à não dualidade. Uma canseira. Dirias que este impulso de procurar algo diminui? Sem a crença num eu, o que é diferente? O que é que se mantêm?

Abraço
S

Canfora

Postby Canfora » Thu Jan 09, 2020 4:29 pm

Amanhã não vou poder ler uma resposta. Até era bom deixares passar o fim de semana e responder depois, se quiseres. Assim podes deixar "marinar" mais um bocado isto tudo :)

Felippe

Postby Felippe » Sun Jan 12, 2020 7:36 pm

Olá Sandra

Se este impulso de procurar algo diminui? Posso dizer que o impulso diminuiu sim,do que era diminuiu. Era uma busca constante, leituras, videos, diálogos com algumas pessoas, enfim, você deve ter passado por isso. O que ficou é ansiedade passando aqui. A maioria dos pensamentos giram em torno de que "precisa ser feito algo" ou "está faltando algo" ou "cade o despertar" ou "cade a iluminação"..... . Ao mesmo tempo já há a consciência que isso é só historia do pensamento. Expectativas.

Sem a crença num eu, o que é diferente? Não há muita coisa diferente no momento Sandra, mas vamos dizer que em alguns momentos do dia ou em alguns dias tudo fica mais leve, tudo fica sem esforço, como se a vida flui-se, e em outros momentos, como se o eu"fosse real, como se eu estivesse vivendo a vida, esforçando, etc. Esses momentos estão sendo mais curtos, basta uma atenção na respiração, ou coração, ou ao redor para ver que não há nada que possa ser feito para parar tudo ou para que tudo continue. Só há mesmo a ilusão do pensamento que faz isso.

O que é que se mantêm? O que se mantém constante é algo que é vida. mas os pensamentos são também constante, os sentimentos, as emoções, tudo constante e passante. Estranho. Incontrolável né ? Não sabemos de muita coisa não.

A questão maior ficou mesmo em torno das expectativas. Como um vício.

Vamos que vamos.

Obrigado Sandra

Ab'

F

Canfora

Postby Canfora » Mon Jan 13, 2020 3:39 pm

Viva Felippe,
Era uma busca constante, leituras, videos, diálogos com algumas pessoas, enfim, você deve ter passado por isso.
Oh, sim. E mesmo depois de ver a ilusão continuei a ver e a ler este tipo de coisas durante cerca de dois anos. É um bocado como desligar um carro em andamento, o carro continua a avançar.

Obrigada pela tua resposta.
Assim sendo, dirias que ainda não vês que o eu é uma ilusão?

Abraço
S

Return to “Português”