Hello

This is a read-only part of the forum. All threads where seeing happens are stored here and come from this forum, the Facebook guiding area and various LU blogs. The complete list, sorted by guide, contains all links. The archives include threads of those that came to LU already seeing as well.
Felippe

Re: Hello

Postby Felippe » Wed Aug 19, 2020 4:02 pm

Nos últimos dias ando tão desligado, tudo passa desatento, esquecido... por exemplo vou até a cozinha e chego lá não lembro o que fui lá fazer. Que estranho. Vc entende !?

Rssss

Que engraçado as vezes.

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Thu Aug 20, 2020 10:51 am

Viva Felippe,
infelizmente, não há controle do conteúdo
Passas muito tempo a resistir aos pensamentos ou perdes-te em fantasias desagradáveis e depois começas a sentir-te mal por causa disso?
Nos últimos dias ando tão desligado, tudo passa desatento, esquecido... por exemplo vou até a cozinha e chego lá não lembro o que fui lá fazer. Que estranho. Vc entende !?
Onde é que andas a focar a atenção?
Sentes que estás desligado da realidade? Que isto tudo é nada?
O que é que se passa contigo?
Este afastamento, estas distrações, são uma forma de evitar o teu dia a dia?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Thu Aug 20, 2020 6:38 pm

Olá Sandra
Passas muito tempo a resistir aos pensamentos ou perdes-te em fantasias desagradáveis e depois começas a sentir-te mal por causa disso?
As vezes é isso sim, os últimos dias estão sendo assim.
Onde é que andas a focar a atenção?
Sentes que estás desligado da realidade? Que isto tudo é nada?
O que é que se passa contigo?
Este afastamento, estas distrações, são uma forma de evitar o teu dia a dia?
A atenção muitas vezes não me dou conta disso, as vezes no pensamento, as vezes em algo que estou fazendo, varia muito.

Não sinto que estou desligado da realidade, nem que isso tudo é nada, não é isso não. Há coisa bem legais na vida.
Comigo está tudo normal, ainda jogando tênis, vida em casa, família, trabalho, musica, filmes, etc..
Diria que a distração ocorre mesmo, não é uma forma de evitar o dia, vou prestar atenção nisso, mas diria que não no momento.

Obrigado

Att

F

Canfora

Postby Canfora » Fri Aug 21, 2020 5:38 pm

Viva Felippe,

O que és está separado do resto, da vida?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Fri Aug 21, 2020 7:02 pm

Olá Sandra, dirias que não.
Temos fortes sentimentos tanto de estarmos separado como de não estarmos de tudo. Fisicamente vemos essa distinção/separação de coisas, objetos e tal, e acredito que essa sensação poderá permanecer.
Toda a parafernália dos pensamentos ajuda a causar essa ilusão. As palavras principalmente.
Parece que o cérebro ficou enredado nesse tipo de pensamento.
Mas diria que não, o que sou, não é separado de nada.

Podemos usar a palavra vida, pode se usar essa palavra.

Minha resposta seria essa .

Obg

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Sun Aug 23, 2020 1:30 pm

Viva Felippe,

Obrigada pela tua resposta. Como é que é ver isto? Qual é a diferença entre agora e quando começaste este diálogo? Mudou alguma coisa ultimamente?

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Mon Aug 24, 2020 1:19 pm

Olá Sandra.
Como é que é ver isto?
É ver através dos pensamentos, dessa camada, no caso do cidadão aqui, foi observando os pensamentos que foi possível ver a ilusão. Eles causam a ilusão. Paradoxal. Por isso temos a ilusão de ficarmos ai preso. Looping.
Qual é a diferença entre agora e quando começaste este diálogo?
A diferença maior é na qualidade da observação dos pensamentos, e eles perdem a importância que tinham antes do dialogo. A busca frenética por uma resposta, uma compreensão, por um sentido, a busca por parar o pensamento para que algo ocorra, tudo também vai diminuindo. Tanta leitura espiritual. Tanto Krishnamurti... Ramana, Maharaj. Afffffffffffff.... Todos dizendo a mesma coisa talvez, mas foi aqui que foi visto, mais simples parece. Quem quer entender ? compreender? Adquirir? Quem ?
Mudou alguma coisa ultimamente?
Uma sutil mudança na percepção de que os pensamentos não são produzidos por um eu. Paradoxal dizer isso. Não existe mais um eu encarregado por eles e nem sugado por eles. Nenhum eu preso em pensamentos. É possível sempre retornar a esse ponto, (Quem ?) e ver se realmente existe um eu pensando, um pensador. Não, não, existe. Eu não penso. Pensamentos continuam, sentimentos continuam, e todo resto, de certa maneira nada mudou na vida. A vida segue com todas as suas atividades. Todos os sentimentos. Nenhum bummmm, nenhum big bang, LOVE, nada disso. Bla'bla bla.

Sandra obrigado pela sua persistência, cuidado e atenção, e pelas perguntas pontuais, mexem com a cabeça.

Forte abc

F

Canfora

Postby Canfora » Mon Aug 24, 2020 3:09 pm

Viva Felippe,

Obrigada também pela tua paciência, persistência e simpatia. Parece-me que andas mais leve, menos preso ao que não é real. Que bom!

Como é que está a tua relação com as outras pessoas? Dirias que há uma separação real entre o que tu és e os outros são? Dirias que dentro de cada pessoa existe um eu separado? O que é que vês quando olhas para os outros?

Abraço,
S

Felippe

Postby Felippe » Tue Aug 25, 2020 5:48 pm

Olá Sandra. Nossa as perguntas foram profundas. Uau.

Diria que tudo é muito automático ainda, vendo os outros como se fosse indivíduos, nossa que confusão. E se não há um eu aqui porque haveria um eu em outros corpos ? Mas posso dizer que há um silencio maior durante a relação com as outras pessoas, um cuidado, uma atenção maior, para não causar danos entende ? Se existe uma separação real não sei, tudo é muito recente, sentimos essa separação, pelo menos aqui.

Ótimas perguntas, poderia me dizer sua experiencia sobre isso, pois aqui não percebo muitas mudanças, percebo que as relações humanas são bem complexas. Humanos sao violentos, sempre armados, prontos para o combate , sabe ?

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Wed Aug 26, 2020 4:34 pm

Viva Felippe,

Eu acho que a minha experiência com os outros deve ser semelhante à tua. Para mim ver isto não implica mudar a forma como sou. Mudanças podem acontecer sim, mas continuo a ser um ser humano normalíssimo. O que eu te estou a sugerir é que observes e descrevas o que vês, sem te perderes em interpretações sobre o que vês.

Quando olhas para alguém estás a olhar para um corpo ou para um eu? Dentro do corpo das outras pessoas existirá um pequeno eu? O que é que vês?

E se olhares para ti ao espelho, será que é possível ver evidências de um pequeno Felippe algures? O que é que vês?
Humanos sao violentos, sempre armados, prontos para o combate , sabe ?
Verdade. Mas a vida não se enquadra nas nossas ideias de como ela deveria ser. Se vires documentários sobre alguns animais parece um filme de terror dos piores. As aranhas, por exemplo. As lova-a-deus. Os golfinhos! A vida é brutal por vezes. Supostamente deviamos ser melhores porque temos a capacidade de pensar, mas a verdade é que o contrário também acontece. Pensar pode fazer com que sejamos piores do que qualquer animal. Enfim. É o que é.

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Thu Aug 27, 2020 1:29 pm

Olá Sandra

Entendi agora o ponto central.

Diria que ainda não consigo, até tentei fazer o exercício, até tive um sucesso momentâneo entre ver minha esposa e meu filho e ver dois corpos, parece que estamos bem condicionados quanto a ver o que supomos ou pensamentos, ideias, ou um eu.

Mas entendi a questão , porque isso não poderia ir devagar melhorando, certo ?

Gostei de dois comentários aqui seu, reverberou legal, “ Mas a vida não se enquadra nas nossas ideias de como ela deveria ser.” a vida é o que é . Esse é o ponto central me parece, já tudo é como é...

Gostei desse post seu, parece ser esse ponto central, podemos ver que não existe um eu, ver mesmo, não há controle de pensamentos, não há controlador, não há controle de reações corpóreas e quando entramos no nível de relação tudo parece que se contrai, sabe ?

Abc

F

Canfora

Postby Canfora » Thu Aug 27, 2020 6:09 pm

Viva Felippe,

Compreendo o que dizes.
Diria que ainda não consigo, até tentei fazer o exercício, até tive um sucesso momentâneo entre ver minha esposa e meu filho e ver dois corpos,
Sim, não é nada fácil e o nosso objetivo não é "desconstruir" a realidade, estamos a afastar-nos do caminho. Sim vemos um corpo, mas os outros são para nós muito mais do que um corpo, felizmente. Se assim não fosse é provável que tivessemos tendências psicopáticas, era muito fácil justificar comportamentos desumanos.

Compeendes a diferença entre observar e descrever e observar e interpretar? Tenta dar-me exemplos de uma coisa e outra, se faz favor, para eu perceber se precebes.

Abraço
S

Felippe

Postby Felippe » Thu Aug 27, 2020 7:10 pm

Olá Sandra, nada de desconstruir a realidade, já cai nisso. Fiquei um tempo nisso.

Sim, posso observar a arvore aqui na frente da janela, as folhas balançando, mexendo, verdes, algumas mais outras menos, diferentes tonalidades, etc. Posso interpretar tb, as folhas estão mexendo, como se estivessem felizes, dançando, com Amor, e tal, e as vezes triste, quando vento para de soprar etc etc etc, meio Fernando Pessoa né? Sim posso perceber diferença entre observar e descrever e observar e interpretar. Certo?

Esse dias eu estava dando aula de anatomia e um aluno me perguntou porque o nervo era dessa forma, e seu trajeto tao complicado, e a unica resposta que consegui dar foi porque é assim que natureza ou genetic faz. Esse é o ponto.

Então acho que você quer chegar no seguinte ponto, podemos ver, observar e interpretar. Isso tudo ocorre mesmo e deve ser o condicionamento nosso, mas podemos agora perceber que isso ocorre e não dar tanta atenção a isso. Certo? Podemos ver que não há um eu dentro de outros nem em nós e podemos ficar interpretando ao invés de observar só . certo ? Nao que isso seja uma regra, mas que isso acontece e que isso é uma ilusão e nos joga para algo subjetivo.

Sandra, poucos ai tem essa visão.

Obrigado

Att

F

Felippe

Postby Felippe » Thu Aug 27, 2020 7:13 pm

E sim, Sandra concordo, sim vemos um corpo, mas os outros são para nós muito mais do que um corpo.

Obrigado

Att

F

Canfora

Postby Canfora » Fri Aug 28, 2020 4:53 pm

Viva Felippe,

Sim, acho que é mais ou menos isso que queria dizer, não é fácil encontrar as palavras às vezes.
Sim posso perceber diferença entre observar e descrever e observar e interpretar. Certo?
Sim, acho que percebes. Sem interpretar o que está aqui, agora, existe um eu real?

Abraço,
S

Return to “ARCHIVES”