Fim da ilusão

Rogerio

Fim da ilusão

Postby Rogerio » Fri Feb 01, 2019 9:26 pm

Gostaria de um guia em portugues

Canfora

Re: Fim da ilusão

Postby Canfora » Mon Feb 04, 2019 3:10 pm

Olá Rogério, viva.
Sou a Canfora e a única pessoa que guia em Português.
Fala-me um pouco sobre ti.
Como é que vieste aqui parar?
Compreendes qual é o objetivo deste forúm?

Abraço,
C

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Feb 05, 2019 12:34 am

Fala-me um pouco sobre ti.
Como é que vieste aqui parar?
Compreendes qual é o objetivo deste forúm?

Olá Canfora, Ja estive no forum alguns anos atrás. Na época voce ficou afastada por um tempo , entao resolvi tentar no espanhol com o Jorge. So que naquele período infelizmente meu pai faleceu, e nao consegui voltar. Resolvi continuar com essa investigação agora, Entao procurei o forum de novo e como o Jorge esta com Falta de tempo, abri um topico novo porque é em portugues.

Canfora

Postby Canfora » Tue Feb 05, 2019 3:48 pm

Olá Rogério, bem vindo de volta. Obrigada pela tua resposta.

Porque é que dirias que estás aqui? O que é que esperas que aconteça quando vires que o eu não existe?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Feb 05, 2019 4:17 pm

Porque é que dirias que estás aqui? O que é que esperas que aconteça quando vires que o eu não existe?

Obrigado Canfora,

Acho que tem várias crenças do que possa acontecer. Mas hoje diria que seria o fim dessa busca. Não acho mais que seria o fim do sofrimento e paz constante como alguns dizem, mas uma forma de ver todas essas coisas que chamo de negativa de forma mais leve ou tranquila. E tem também uma dúvida , que é se essa ideia e sensação de ser alguem vai continuar ou desaparece como alguns dizem. Pode ser que apareça outras crenças, mas acho que essas são as principais.

Canfora

Postby Canfora » Wed Feb 06, 2019 4:02 pm

Ok obrigada.
Aparentemente as tuas expetativas não sãp fora do comum, o que é bom.

O que aconteceu comigo foi que - apesar de conseguir ver perfeitamente que um eu separado não existe - a busca continuou ainda durante bastantes meses. Continuo a sentir emoções negativas diariamente. Não penso se sou ou não alguém. Continuo a sentir que sou alguém se me focar na sensação de ser um eu - o que raramente ou nunca faço. O que mudou foi o meu interesse por coisas "espirituais". Não tenho nenhum! O que é fantástico. Suponho que é a isso que se pode chamar o fim da busca.

O que é que dirias que te mantem preso na crença de que és um eu separado? Ou, dito de outra maneira, o que é para ti o eu?

Rogerio

Postby Rogerio » Thu Feb 07, 2019 1:21 am

olá Canfora,
O que mudou foi o meu interesse por coisas "espirituais". Não tenho nenhum! O que é fantástico. Suponho que é a isso que se pode chamar o fim da busca.
Depois que conheci o forum, só tenho interesse pelas coisas que tem aqui.Nao sei dizer que o que tem aqui sao assuntos espirituais, mas ha um desinteresse muito grande em relaçao a outros estudos. De vez em quando busco algo para ler referente esses assuntos que tem aqui ou procuro uma leitura nova de alguem, mas quase sempre leio com desinteresse e a maioria nem chego a terminar.

O que é que dirias que te mantem preso na crença de que és um eu separado? Ou, dito de outra maneira, o que é para ti o eu?
Nao sei o que me mantém preso de que sou alguém . A sensação e ideia de estar aqui é muito forte.Mas quando pergunto, "Quem" acredita nessas ideias, encontro outros pensamentos referente a um eu. Essas ideias surgem porque parece ter algo por trás que esta observando, como se fosse alguma coisa, essa ideia de um eu e imagem de mim mesmo parece que esta sempre como um pano de fundo.

Também gostaria de entender melhor o que voce quer dizer com o termo " um eu separado".

Abraço

Rogerio

Canfora

Postby Canfora » Thu Feb 07, 2019 11:30 am

Viva Rogério,
Depois que conheci o forum, só tenho interesse pelas coisas que tem aqui.Nao sei dizer que o que tem aqui sao assuntos espirituais, mas ha um desinteresse muito grande em relaçao a outros estudos. De vez em quando busco algo para ler referente esses assuntos que tem aqui ou procuro uma leitura nova de alguem, mas quase sempre leio com desinteresse e a maioria nem chego a terminar.
Assim sendo tens outros interesses. Isso é bom.
Também gostaria de entender melhor o que voce quer dizer com o termo " um eu separado".
Um eu separado do resto da existência. Um eu sólido, independente, permanente, com propriedades.
Aquilo que acreditas que é o eu quando pensas sobre "eu".
Nao sei o que me mantém preso de que sou alguém . A sensação e ideia de estar aqui é muito forte.Mas quando pergunto, "Quem" acredita nessas ideias, encontro outros pensamentos referente a um eu. Essas ideias surgem porque parece ter algo por trás que esta observando, como se fosse alguma coisa, essa ideia de um eu e imagem de mim mesmo parece que esta sempre como um pano de fundo.
Sim, compreendo. O que é que fazes quando queres verificar se o eu existe?

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Feb 08, 2019 1:42 am

Oi Canfora,
Um eu separado do resto da existência. Um eu sólido, independente, permanente, com propriedades.
Aquilo que acreditas que é o eu quando pensas sobre "eu".
Nao posso ver um eu como algo sólido ou permanente. Sensações e pensamentos de um eu parecer ser uma coisa separada das outras , mas acho que faz parte da existência tambem. Mas apontar para um eu sólido , concreto nao é possível.
Sim, compreendo. O que é que fazes quando queres verificar se o eu existe?
Nossa! Canfora, essa ta difícil. Se voce me perguntasse o que faço para verificar se algo concreto existe, eu iria ate lá e bastaria ver com os olhos. Apesar de poder ver esse corpo, acho que esse corpo faz parte , mas a sensação de ser algo dentro nao se pode ver com os olhos. Nao sei se ficou claro, mas fiquei com um nó na cabeça com essa pergunta.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri Feb 08, 2019 4:24 pm

Sim, ficou claro. Compreendo o que estás a dizer.

Repara que, ao que parece, não consegues achar um eu.

Eu diria que neste momento se olhares à tua volta não vês um eu.

E que não ouves um eu, cheiras um eu, consegues tocar um eu ou sentir seja como for um eu.

Da mesma forma que não consegues ver, tocar, etc, um Pai Natal ou um unicornio, ou algo semelhante.

Assim sendo, o que é que faz com que seja confuso?

Se não vês um eu, o que é que te leva a acreditar que um eu existe?

Hmm... tu dizes
Se voce me perguntasse o que faço para verificar se algo concreto existe, eu iria ate lá e bastaria ver com os olhos.
mas fizeste isto com o eu?

Neste momento, se olhares, o que acontece?

Existe um eu na realidade que te rodeia?

Ou não?

Partilha os teus pensamentos sobre isto :)

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Feb 09, 2019 1:29 am

Oi Canfora,
Repara que, ao que parece, não consegues achar um eu.

Eu diria que neste momento se olhares à tua volta não vês um eu.

E que não ouves um eu, cheiras um eu, consegues tocar um eu ou sentir seja como for um eu.

Da mesma forma que não consegues ver, tocar, etc, um Pai Natal ou um unicornio, ou algo semelhante.

Assim sendo, o que é que faz com que seja confuso?

Se não vês um eu, o que é que te leva a acreditar que um eu existe?

Sim nao posso encontrar um eu que seja concreto.. Com os sentidos nao posso ver , cheirar ou sentir um eu. MAs existem coisas que nao posso ver ,mas de alguma forma existem, como no caso do ar , oxigênio... porem se existe um eu ele nao pode ser algo palpável. A confusão é justamente acreditar nos pensamentos e sensações como se fossem meus mas nao vejo alguem que acredita ou nao acredita como uma entidade concreta.

mas fizeste isto com o eu?

Neste momento, se olhares, o que acontece?

Existe um eu na realidade que te rodeia?

Ou não?

Partilha os teus pensamentos sobre isto :)

bem, com os sentidos realmente nao posso ver um eu. vejo um corpo , e pensamentos que dizem ser eu ou meu.O que me trouxe a refazer essa investigação , foi o fato de ler suas perguntas a outras pessoas, e por um período ficou claro que nao estou vendo um eu, e sim pensamentos que se referem a um eu. E pensamentos nao existe ,pelo menos nao de forma concreta. Entao fico me perguntando, se um pensamento ou imagem de eu nao é algo concreto , como pode uma imagem sentir , pensar, ou sofrer ?MAs o que acho difícil, é que na maior parte do tempo , principalmente em situações difíceis, essa ideia de um eu nao é visto só como um pensamento.

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Sat Feb 09, 2019 2:48 pm

Viva Rogerio,
Entao fico me perguntando, se um pensamento ou imagem de eu nao é algo concreto , como pode uma imagem sentir , pensar, ou sofrer ?
E se em vez de pensares em "um pensamento ou imagem" pensares em "uma forma de vida" ou simplesmente "vida"?
Dar um nome ao que somos não é de todo necessário, mas se o fizeres, o que é que te parece que somos?

Abraço
S

Rogerio

Postby Rogerio » Sat Feb 09, 2019 9:46 pm

Oi Canfora,
E se em vez de pensares em "um pensamento ou imagem" pensares em "uma forma de vida" ou simplesmente "vida"?
Dar um nome ao que somos não é de todo necessário, mas se o fizeres, o que é que te parece que somos?

Desculpe Canfora, mas na tenho certeza se entendi o que voce quis dizer. Pensamentos e imagem de um eu sao uma realidade porque sao coisas experimentadas. Apesar de ser um fenômeno subjetivo , ate poderia dizer que é "vida" porque se manifesta e existe de alguma forma. Se tudo o que acontece como algo subjetivo e concreto eu desse no nome de "vida", mesmo de forma intelectual eu diria que somos essa vida. Mas o que isso quer dizer? Que sou os pensamentos, e imagens, sou as emocoes e sofrimentos ? É estranho porque as coisas sao do jeito que sao, apesar de nao puder mudar.MAs se somos vida porque tanta nao aceitaçao, rejeiçao e apatia a ela mesma...

Desculpe, acho que dei uma viajada no final ...

abraço

Canfora

Postby Canfora » Mon Feb 11, 2019 3:37 pm

Viva,

O que é que quer dizer não faço ideia. As tuas opiniões e teorias são tão válidas como as minhas.
É estranho porque as coisas sao do jeito que sao, apesar de nao puder mudar.MAs se somos vida porque tanta nao aceitaçao, rejeiçao e apatia a ela mesma...
Não sei. Mas penso que faz tudo parte do mesmo, no sentido de que as emoções humanas abrangem um leque muito grande de possibilidades. E além disso tempos a tendência para dramatizar e vivenciar aquilo que não está a acontecer como se estivesse a acontecer. A imaginação tem o seu lado bom e o seu lado (muito) mau.

Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Feb 12, 2019 1:33 am

Oi Cantora,
Mas penso que faz tudo parte do mesmo,
O que você quer dizer com faz parte do mesmo? Todas as experiências são uma coisa só? Elas parecem ser diferentes , mesmo se não pudesse pensar ainda parece ser diferentes.

. E além disso tempos a tendência para dramatizar e vivenciar aquilo que não está a acontecer como se estivesse a acontecer.
É exatamente isso que estou percebendo. Como você diz que tudo que não pode ser encontrado com os sentidos não é real, acredito em várias coisas que a mente está criando. Só que nem tudo o que ela diz poder ser encontrado com os sentidos. Mas esse corpo existe, e dizem que não somos esse corpo porque ele pode ser observado. Mas o corpo parece ser um ponto de referência. Sem olhos não existirá na experiência direta o mundo objetivo. As sensação , sentimentos, emoção, mesmo sem pensamentos sobre eles ainda sim são percebidos nesse corpo. Sem corpo nada poderia existir. Você poderia me ajudar a entender isso melhor?

Abraço

Return to “Português”