Nunes

Nunes

Re: Nunes

Postby Nunes » Tue Jul 04, 2017 9:23 pm

Olá Sandra,

Eu sei que o Mundo irá ficar igual. Não era isso que me estava a referir. Então quer dizer que a realidade do mundo é a minha realidade certo?

Se o eu não existe, então tudo o que é, é tal como é, e a realidade dá-se vida a ela própria! ( bom deves estar com a cabeça as voltas agora :) desculpa se te estou a confundir)

A minha única coisa é que por exemplo, quando acordo de manhã. existe logo aquela no noção do eu! Estou aqui, eu acordei! Mas pelo que temos falado então poderei dizer "acordar está a acontecer". Certo?

O que é real neste momento?
Bom eu diria que exatamente o que está a acontecer (seja o que for) é real. Era só isto que estavas a peguntar? Espero ter respondido ao pedido.

Canfora

Postby Canfora » Wed Jul 05, 2017 8:55 am

Olá Claudia,
A minha única coisa é que por exemplo, quando acordo de manhã. existe logo aquela no noção do eu! Estou aqui, eu acordei! Mas pelo que temos falado então poderei dizer "acordar está a acontecer". Certo?
Essa noção do eu, é um eu? Neste momento, é possível encontrar um eu?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Wed Jul 05, 2017 10:16 pm

Ola Sandra,

Não é possível encontrar um eu.

A noção do eu também não é o eu.

beijinho e muito obrigado

Canfora

Postby Canfora » Thu Jul 06, 2017 10:37 am

Olá Claudia,

Há uns dias atrás escreveste isto:
Sim a Claudia esta aqui. Sinto o corpo dela, vejo as mãos dela e os pés. As outras pessoas também me chamam Claudia.

Quando chamam o meu nome eu respondo. Tu também falas comigo. Estou aqui. Dentro deste corpo e o iPad esta á minha frente, e o meu cão está também no meu campo de visão.
e neste último post dizes que não é possível encontrar um eu.

São duas posturas muito diferentes. Sinto, que estás a escrever a resposta "certa", porque parece ser o caminho mais fácil, em vez de olhares para o que está aqui para encontrar as respostas que procuras. No que é que te baseias para dizer que não é possível encontrar um eu? Observaste o que dizes que é real? Ou pensas que esta é a resposta que deves dar? :)

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Thu Jul 06, 2017 9:25 pm

OLa Sandra,

Pois.. sei que disse aquilo mas, acho que até então não me tinha apercebido que o que eu te estava a descrever era um conjunto de pensamentos, acções, etc que descreviam a pessoa! Mas a pessoa em si, não consigo encontrar!

Só me apercebi disso quando tu me pediste para te descrever a pessoa, ou acho que me pediste para eu descreve na minha linguagem o que significava o "Ver".
Quando te estava para responder, tipo toda preparada , ia mesmo dar o meu melhor...... PAREI! Simplesmente não consegui descrever ninguém.. tudo o que saiu em forma de pensamento foi, outra vez descrições sobre a pessoa mais likes and dislikes, mas algo sólido nada!! Vi entao que por muito mais que tentasse seria impossível.

Acho que tive toda a dificuldade por simplesmente não entender a pergunta! Não entender desde o início o que era esse "ver".

Mas não posso negar que durante o dia, principalmente durante a interações com outras "pessoas" , automaticamente eu tomo a postura do eu. Mas depois, contemplando vejo que é só algo superficial.

Outra coisa, vejo que a mente é um pouco traiçoeira! No momento em si, no exacto momento em que algo acontece, só existe o momento, o que é (aliás este é sempre o caso) mas a mente vive numa realidade paralela ao que acontece. Não sei se me faço entender.

O que tenho "feito" ultimamente é estar atenta. Às vezes parece que me perco nos pensamentos, mas depois parece que ocorre o "check in" e parece que estou de novo atenta. Digo atenta no sentido de estar consciente do que está a acontece e não perdida na mente.

Não sei o porque de isto acontecer. O porque de me perder na mente etc mas isso também faz parte do que é.. então na realidade, ninguém se "perde" é simplesmente o que está a acontecer..

O que dizes?
beijinho

Canfora

Postby Canfora » Fri Jul 07, 2017 9:19 am

Olá Claudia,

Esse teu post é muito bonito, obrigada! Se eu te pedisse para descreveres este momento, o que é que me dizias? O que é que está aqui, agora?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Fri Jul 07, 2017 10:08 pm

olá Sandra,

Pedes para te descrever este momento.
Fica difícil descrever algo que està constantemente a mudar.

Perguntas o que está aqui, agora?
Diria que o que está aqui agora é o que está sempre presente. O conteúdo muda, mas a base para o conteúdo está aqui. Agora.

Não sei se entendi bem a pergunta.
O que tu responderias?

Beijinho

Canfora

Postby Canfora » Sat Jul 08, 2017 2:42 pm

Sabes Claudia, tenho a impressão de que pareço a rainha das chatas, a insistir sempre no mesmo tipo de perguntas...
Perguntas o que está aqui, agora?
Diria que o que está aqui agora é o que está sempre presente. O conteúdo muda, mas a base para o conteúdo está aqui. Agora.
Sim. Mas que é que vês? Eu sei que esta pergunta pode parecer estranha, mas esta exploração baseia-se em ver o que está aqui. E eu só posso saber se sabes ver o que está aqui se tu me descreveres o que está aqui. É isso que eu gostaria que fizesses.
Não sei se entendi bem a pergunta.
O que tu responderias?
Mãos e dedos e braços em movimento. Som de teclas. Letras a aparecerem no ecran. Os meus filhos a gozarem com a falta de jeito da mãe que está a ter dificuldade em usar um novo teclado. Dia cinzento do outro lado da janela. Objetos aqui e ali: rato, embalagem medicamento, auscultadores. Quadros na parede. O barulho de uma camioneta a passar. O som dos miúdos a jogar um jogo. Sensação na boca que me leva a pensar que tenho de ir lavar os dentes.

Beijinhos!
S

Nunes

Postby Nunes » Sun Jul 09, 2017 9:24 am

OLa Sandra,

O que está aqui:

Dedos a mexer, sons, respiração, a caneca que está à frente do iPad, a caneta que está ao lado, o som dos passarinhos lá fora, som a bater nas teclas..

beijinho

Canfora

Postby Canfora » Mon Jul 10, 2017 10:36 am

Olá Claudia, bom dia.

Quando observas o que aqui está, é claro que aqui não está uma entidade chamada Claudia, um eu?

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Mon Jul 10, 2017 8:56 pm

OLa Sandra,

Esqueci me de mencionar no outro e-mail que dei umas gargalhadas ao ler o "rainha das chatas"! Ahah

Eu entendo o porque de fazeres as mesmas perguntas e aliás agradeço te! E MUITO!!!

Sim, quando observo o que aqui está (Söns, cores, objectos) não encontro um eu.

Quando me perguntas o que está aqui, só te consigo descrever mesmo o que aqui está. É tão imediato que não tem lugar sequer para pensar no eu. E outra vez, lá está, o eu só acontece em pensamento, e como já tinhamos discutido, pensamentos sobre um eu não tornam um eu real. Aliás, para o eu, a ideia do eu acontecer, primeiro tem que vir o pensamento. Ou seja nunca está presente sem ser em pensamento!

Fico gratamente a aguardar a tua resposta.

beijinho querida

Canfora

Postby Canfora » Tue Jul 11, 2017 9:05 am

Claudinha, não sei o que dizer. Ao ler a tua resposta, a impressão que tenho é a de que vês aquilo para o que eu estou a apontar. Ao mesmo tempo, tenho a impressão de que não vês que já estás a ver :)
O que me deixa confusa e sem saber muito bem o que fazer e dizer. Tens a impressão de que falta alguma coisa? Ou dirias que vês a ilusão com clareza? Há algo que gostasses de explorar, algo que pareça ser um eu real?

Beijinhos
(obrigada pelo teu carinho!)
S

Nunes

Postby Nunes » Tue Jul 11, 2017 10:39 pm

olá Sandra :)

Eu é que te agradeço toda a paciência! Nunca vou esquecer o que estás a fazer por mim!

Bom.. eu ainda me atrapalho durante o dia, e esqueço me dá não existência do eu e tomo a posição do eu.. mas como te disse refletindo e ao ver diretamente não há ninguém.

O que me deixa confusa também é o mundo em que vivo. Com isto digo também todos os objectos.
Mas por exemplo, a existência de objectos só se verifica com a crença de que existe um eu dentro do corpo, correcto? Como se assume a existência de eu , assume se a e existência de objectos ( TV, cão, Mesa, computador).

Como ver esta parte dos objectos? O que é um objecto?
Seguindo o método sobre a existência de um eu, eu diria então:
Objectos não existem separados do que é. Um objecto, como algo separado é uma ilusão, tal como a ilusão de um eu. Mas há aqui uma diferença!!! Enquanto a ilusão do eu, é vista por não ter qualidades, um objecto tem qualidades (cor, formato, textura) que os definem, MAS não são separados do que é, POR ISSO, a "existência" de objectos não se verifica! O que dizes disto??? Como ver isto mais claramente! Podes sff comentar o que disse e apontar o que não está "correto"?

Beijinho grande

Canfora

Postby Canfora » Wed Jul 12, 2017 9:24 am

Olá Claudia! Hmm... acho que se calhar precisas de outro guia, um que te ajude a "desconstruir" a realidade. A guia forgetmenot e a guia Nina guiam dessa maneira, eu não. Queres que lhes pergunte se alguma delas tem disponibilidade para te guiar? Tinhas de escrever em inglês, mas isso para ti não seria um problema. E eu iria seguir a conversa com curiosidade e continuar disponível se quiseres falar comigo. Diz-me o que achas desta ideia.

Beijinhos,
S

Nunes

Postby Nunes » Wed Jul 12, 2017 10:41 pm

Olá Sandra,

Confio em ti, e se achas que alguém me pode ajudar nesta descoberta eu aceito e agradeço.

Se não te importares pergunta lhes.

Ajudaste me bastante a descobrir a não existência do eu, mas agora deparo me com o "resto" da minha experiência e sinto que preciso de como tu dizes "desconstruir" a realidade.
Sinto que explorar essa parte iria ser benéfico para mim. Obrigado pela sugestão.

Nao quero perder o contacto contigo se não te importares. Apeguei me a ti e agora fica esquesito não falar contigo.

Tens Facebook? Já pensaste vir visitar o Pais de Gales? Gostava muito de te receber.

beijinho

Return to “Português”