Preciso de ajuda pra me libertar!!

magicvieira

Preciso de ajuda pra me libertar!!

Postby magicvieira » Mon Dec 05, 2016 8:43 pm

What brings you to Liberation Unleashed?
o que me leva aqui, e procurar ajuda para me conseguir libertar e descobrir a verdade sobre o EU, saber se e uma ilusao e compreender finalmente o que nele esta incluindo, ilusoes, percecoes, entre outras coisas

What are you looking for? What do you expect from this?
eu espero encontrar alguem que me caminhe para a verdade e para a desmitificacao do conceito eu. Alguem que me mostre o verdadeiro caminho e me ensine a ver por mim proprio tudo o que me controla e domina, conseguindo assim a verdadeira liberdade

What is your background in terms of seeking and inquiry?
A minha experiencia e muito pouca, sou muito novo mas isso nao me impede de procurar novos conceitos e decifra-los

How ready are you to question your beliefs about who you are and see the truth no matter what? 11

Canfora

Re: Preciso de ajuda pra me libertar!!

Postby Canfora » Tue Dec 06, 2016 12:27 pm

Olá magicvieira, bem vindo ao fórum da LU!
Queres que te chame magicvieira ou preferes outro nome? Eu sou a Sandra e vou ser o teu guia.

Suponho que tens uma ideia de como estes diálogos funcionam? Eu sou um guia, não sou um guru, uma professora, alguém que sabe mais do que tu. Como já percorri este "caminho" várias vezes, o meu papel é orientar-te através do mesmo e a forma que tenho de o fazer é com perguntas.

No nosso dia a dia pensamos sobre coisas que sabemos que não existem: o Pai Natal, o Batman, o arco-íris, o Equador.

E pensamos sobre coisas que sabemos que existem: um gato, umas chaves, uma garrafa de água, um banco. Sabemos que estas coisas existem porque podem ser vistas, tocadas, cheiradas, provadas, ouvidas...

Assim, a tua missão é ver - no que pode ser experimentado aqui e agora - se o eu que pensas que és: uma entidade, um eu duradouro, independente, separado - é algo que está presente aqui e agora, na tua experiência.

Isto que digo acima pode parecer um bocadinho estranho e confuso, mas não te preocupes, avancemos devagarinho :)

Aqui estão as minhas primeiras perguntas:
o que me leva aqui, e procurar ajuda para me conseguir libertar e descobrir a verdade sobre o EU
Do que é que te queres libertar?

Como é que sabes que um eu existe? Aqui e agora, o que é que dirias que é este eu? O que é que vês, ouves ou tocas que é o eu?

Abraço,
S

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 06, 2016 4:32 pm

Olá sim podes tratar-me por magicvieira. E agradeço desde já a disponibilidade para me ajudar ....sim acho que sei como funciona mais ou menos, o guia faz as perguntas e eu respondo com 100% honestidade sobre o que estou a perceber e sentir...certo ?

Canfora

Postby Canfora » Tue Dec 06, 2016 4:42 pm

Olá sim podes tratar-me por magicvieira. E agradeço desde já a disponibilidade para me ajudar ....sim acho que sei como funciona mais ou menos, o guia faz as perguntas e eu respondo com 100% honestidade sobre o que estou a perceber e sentir...certo ?
Sim, certíssimo.
Leste as minhas perguntas?

Aqui estão elas outra vez:
o que me leva aqui, e procurar ajuda para me conseguir libertar
Do que é que te queres libertar?

Como é que sabes que um eu existe? Aqui e agora, o que é que dirias que é este eu? O que é que vês, ouves ou tocas que é o eu?

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 06, 2016 4:50 pm

do que me quero libertar ? dos receios que tenho sobre o meu futuro, principalmente carreira profissional, ainda sou estudante, da ansiedade, medo que me impedem de tomar as decisões corretas, quero me libertar de certos vícios das quais me envergonho só de pensar, de crenças que me limitam, conhecidas e desconhecidas, eu sei que o EU existe porque tudo que falo sobre mim, eu penso, falo, como, refiro-me como uma pessoa, mas também acredito que uso como prova os 5 sentidos, das quais usufruo no dia a dia e que acredito piamente que são condicionados...

Canfora

Postby Canfora » Tue Dec 06, 2016 4:56 pm

Obrigada magicvieira pela tua resposta.

Se o eu de que falas existe, tem de estar em algum lado. Concordas comigo?
Onde está então este eu?
Dirias que existe um eu dentro do corpo ou que o corpo é o eu?

Passa algum tempo a olhar para o corpo, a sentir o corpo, antes de responder.

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 06, 2016 5:14 pm

Então se for a analisar o eu dentro do corpo eu acho que está na mente, sendo um "eu" que pensa... sendo que o eu também possa ser o corpo pois o corpo dispõe do sentir, cheirar, falar...

Canfora

Postby Canfora » Tue Dec 06, 2016 5:26 pm

se for a analisar o eu dentro do corpo eu acho que está na mente, sendo um "eu" que pensa
Aprendemos que dentro da cabeça está uma coisa a que chamam cérebro.
O cérebro é um eu ou é um conjunto de células, neurónios, bom, esse tipo de coisas?
Existe, dentro da cabeça, um pequeno eu? Se fosses operado, o cirurgião ia encontrar um eu dentro do corpo? Algo assim?:
Image

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 06, 2016 5:34 pm

Sendo assim, não iria encontrar nenhum eu...apenas o cérebro então o eu é o corpomente ?

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 06, 2016 5:55 pm

pensando melhor não... iria encontrar de alguma forma um eu.... ou seja, ele não está presente nem no corpo nem na mente, ou está invisível

Canfora

Postby Canfora » Tue Dec 06, 2016 6:05 pm

O que é para ti o corpomente?
Se olhares para o que existe aqui e agora encontras, entre outras coisas, um corpo e pensamentos a acontecer. É isto o corpomente?
Se vês o corpo e pensamentos a acontecer - como é que isto pode ser o eu?
Aquilo que podes ver, é um eu ou algo que estás a ver?
Se olhares para uma mão, estás a ver um eu ou uma mão?
Se "observares" um pensamento a aparecer, estás a ter consciência de um pensamento ou encontraste um eu?

Eu sei que isto parece confuso. Mas estás a ir muito bem. Vou parar aqui por hoje, leio a tua resposta amanhã.

magicvieira

Postby magicvieira » Tue Dec 06, 2016 6:17 pm

Para mim o corpomente , eu entendo que seja como um só, tudo a mesma coisa...unidos.
Talvez seja algo que esteja a ver já que nem sei o que é ao certo o "eu"....
Estou a ver uma mão...
Se eu estiver a observar um pensamento não tenho consciência já que ele surge do nada...
ok grato pela sua paciencia e ajuda, até amanha

Canfora

Postby Canfora » Wed Dec 07, 2016 10:30 am

Olá magicvieira, bom dia!
Para mim o corpomente , eu entendo que seja como um só, tudo a mesma coisa...unidos.
Talvez seja algo que esteja a ver já que nem sei o que é ao certo o "eu"....
Com isto queres dizer que vês um corpomente? Se é algo que vês, é algo que consegues descrever. Descreve, se faz favor, este corpomente.

magicvieira

Postby magicvieira » Wed Dec 07, 2016 1:23 pm

Porque se tudo é energia, funciona como,um só ...

magicvieira

Postby magicvieira » Wed Dec 07, 2016 1:23 pm

Bom dia

Return to “Português”