Quem Sou Eu?

Canfora

Re: Quem Sou Eu?

Postby Canfora » Wed May 04, 2016 3:21 pm

Olá Rogério, boa tarde!
Por nao encontrar um eu a nao ser como um acumulo de de imagens , memorias, lembranças,conhecimentos,posso dizer que esse sentimento de que falta algo vem da propria crença(pensamentos de que falta algo), como acredito que deveria ser.Ai vem sentimentos de ansiedade , raiva, frustração, de que nao vejo o que voce tenta me mostrar.
Juntamente com essas emoções, há uma história sobre o porque é que elas acontecem?
História essa que está ligada às emoções? Consegues ver a história? Vês como ela provoca um resultado emocional desagradável?

Consegues reparar nisto enquanto está a acontecer? Se vires que isto está a acontecer, muda alguma coisa?
Por dar valor a certos personagens (Mestres ,Avatares,gurus...) existe a crença de que deveria ver a experiencias que eles falam, ex: amor, paz , silencio....
Se não experimentaste isto, da mesma forma que pensas que estas pessoas experimentaram, então só podes ter histórias sobre estas experiências. Podes comportar-te como se elas existissem, porque pensas que te podem trazer benefícios.

Podes fazer isto com imensas histórias, sem que seja problemático. Para comunicar e navegar na vida de todos os dias existem muitas história que nos fazem agir como se elas fossem verdadeiras, mas temos de acreditar nelas?

Consegues ver a diferença entre as histórias que são úteis e histórias que resultam em problemas? e histórias que são uma completa perda de tempo e energia?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Fri May 06, 2016 10:36 pm

Olá Sandra,

Juntamente com essas emoções, há uma história sobre o porque é que elas acontecem?
História essa que está ligada às emoções? Consegues ver a história? Vês como ela provoca um resultado emocional desagradável?
Sim.Vejo que sao opinioes , ideias e crenças de que nao estou entendendo , nao vou conseguir, ja era para estar vendo a verdade... O que é mais irritante é saber disso e ainda continuar neste movimento dos pensamentos.
Consegues reparar nisto enquanto está a acontecer? Se vires que isto está a acontecer, muda alguma coisa?
Eu acho que nao muda nada.
Se não experimentaste isto, da mesma forma que pensas que estas pessoas experimentaram, então só podes ter histórias sobre estas experiências. Podes comportar-te como se elas existissem, porque pensas que te podem trazer benefícios.

Entendo que diz que sao só historias.É que é difícil de nao confiar em certos personagens, ainda mais quando falam a mesma coisa.
Podes fazer isto com imensas histórias, sem que seja problemático. Para comunicar e navegar na vida de todos os dias existem muitas história que nos fazem agir como se elas fossem verdadeiras, mas temos de acreditar nelas?

Acho que nao . a dificuldade é saber e ver o que é historia.As vezes vê as vezes não.
Consegues ver a diferença entre as histórias que são úteis e histórias que resultam em problemas? e histórias que são uma completa perda de tempo e energia?

Acho que sim.

MAs como nao se envolver com estas historias?

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Sat May 07, 2016 2:13 pm

Viva Rogério,
MAs como nao se envolver com estas historias?
Uma das pessoas que eu gosto de ouvir falar sobre este assunto é o Paul Hedderman. Ele diz que nós nos envolvemos com as nossas histórias porque pensamos que elas nos dizem respeiro e ficamos fascinados com elas, repetindo-as vezes sem conta. Mas que, se nos dermos conta que a história e o eu de que ela fala não são reais, se realizarmos que as histórias que pensamos que nos aconteceram, não são pessoais, não são objetivas (temos a tendência de as contar do nosso ponto de vista, o qual pode ser completamente distorcido) e que o eu de que elas falam não existe, é possível relacionar-nos com elas como se não nos dissessem respeito, como se não fossem nossas, como se fossem uma história que aconteceu há muito tempo a outra pessoa, e que não temos o mais pequeno interesse em ouvir repetir vezes sem conta.

Há um guia na LU, o Vince, que costuma sugerir às pessoas com quem fala para se rirem quando repararem que estão envolvidos numa história. O que pode levar a um aumento da percepção de quando se está envolvido numa história e a um cada vez mais rápido retorno ao que está a acontecer no momento. É capaz de ser uma forma eficiente de mudar o hábito de estar perdido em pensamentos. Se tentares diz-me como é que te corre a experiência :)

Parece-me que continuas preso às ideias do que é que devia acontecer se visses que o eu é uma ilusão?
Tens tentado encontrar um eu?
Pensas que um eu existe?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Mon May 09, 2016 12:21 am

Oi Sandra,
Há um guia na LU, o Vince, que costuma sugerir às pessoas com quem fala para se rirem quando repararem que estão envolvidos numa história. O que pode levar a um aumento da percepção de quando se está envolvido numa história e a um cada vez mais rápido retorno ao que está a acontecer no momento. É capaz de ser uma forma eficiente de mudar o hábito de estar perdido em pensamentos. Se tentares diz-me como é que te corre a experiência :)
Acho que diminui o tempo de se envolver com as historias.

Mas vamos supor que eu sinta medo , ciumes, ou qualquer emocao.A emoçao é real esta acontecendo.Entao junto com essas emoçoes vem as historias dizendo : eu estou passando por isso e nao deveria; se fizer tal coisa ou se nao fizer isso vai ficar mal, sao tudo imaginaçao no sentido que que essas ideias nao estao acontecendo no agora, mas essas ideias podem vir acontecer baseado em outras experiencias passadas.
Por conhecimento e experiencias certas historias podem prever um acontecimento, mesmo sabendo de que nao se pode ter controle sobre os acontecimentos.Será que é por isso que historias sao acreditas?

Parece-me que continuas preso às ideias do que é que devia acontecer se visses que o eu é uma ilusão?

Acho que sim. Porque tem que haver uma mudança nao é? Sem um eu nao haveria necessidade de buscar mais nada, sem um eu nao haveria experiencia chamadas de negativas, porque nao tem ninguem a sentir.
As vezes eu acho que nao deveria mais sentir sentimentos ruins, e por mais que que procuro quem estar a sentir esses sentimentos, só encontro ideias de que nao deveria estar a sentir.Essas ideias a vezes sao vistas mas na maior parte sao acreditadas
Tens tentado encontrar um eu?
Pensas que um eu existe?
Estou buscando um eu e nao encontro um.Encontro pensamentos , ideias ,sentimentos lembranças, principalmente deste corpo.Esse conjunto de pensamentos( desejos,imagens, crenças , ideias,... ) da a sensaçao de ser alguem , mas nao se pode encontrar um eu que esteja a controlar estes pensamentos.

Estou com raiva e ansioso ao dar estas respostas, porque tenho pensamentos que me diz que estou falando besteira e que agora nao estou vendo o que em algum momento vou ver e que fico te incomodando , e que nao "evolui" em nada , estou no mesmo ponto ainda.(Desabafo!)

Abraço!

Canfora

Postby Canfora » Mon May 09, 2016 12:13 pm

Viva Rogério!
Mas vamos supor que eu sinta medo , ciumes, ou qualquer emocao.A emoçao é real esta acontecendo.Entao junto com essas emoçoes vem as historias dizendo : eu estou passando por isso e nao deveria; se fizer tal coisa ou se nao fizer isso vai ficar mal, sao tudo imaginaçao no sentido que que essas ideias nao estao acontecendo no agora, mas essas ideias podem vir acontecer baseado em outras experiencias passadas.
Sim, tudo isto pode acontecer.
Por conhecimento e experiencias certas historias podem prever um acontecimento, mesmo sabendo de que nao se pode ter controle sobre os acontecimentos.Será que é por isso que historias sao acreditas?
Sim, por vezes o que pensamos e o que acontece parecem estar relacionados.
E há acontecimentos que à partida são lógicos: se eu tiver um copo na mão e abrir os dedos, é quase 100% certo que o copo vai cair no chão.
Estou buscando um eu e nao encontro um.Encontro pensamentos , ideias ,sentimentos lembranças, principalmente deste corpo.Esse conjunto de pensamentos( desejos,imagens, crenças , ideias,... ) da a sensaçao de ser alguem , mas nao se pode encontrar um eu que esteja a controlar estes pensamentos.
Muito bem.
Estou com raiva e ansioso ao dar estas respostas, porque tenho pensamentos que me diz que estou falando besteira e que agora nao estou vendo o que em algum momento vou ver e que fico te incomodando , e que nao "evolui" em nada , estou no mesmo ponto ainda.(Desabafo!)
Muito bem também.

E porque é que acreditas nestes pensamentos? :)

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Fri May 13, 2016 12:48 am

Oi Sandra,

E porque é que acreditas nestes pensamentos? :)
Nao sei.Podem ser só ideias e crenças mais parecem ter valor.De tanto ouvir essa voz e imagem(pensamentos)elas parecem ser importantes.Voce vive as experiências sem dar nenhuma importância aos pensamentos( opiniões, julgamentos, ...)?
Para que serve os pensamentos ? fico me perguntando se existiria "sofrimento" se nao desse importancia dos comentarios, opinioes...Mas a atençao sempre esta voltada para essas coisas.(Que inferno!!).

No caso das emoçoes e sentimentos, esses só sao chamado de negativos por causa das historias?
Porque as emoçoes sao reais sem os pensamentos certo?

Abraço

Canfora

Postby Canfora » Fri May 13, 2016 10:47 am

Olá Rogério!
Podem ser só ideias e crenças mais parecem ter valor.
Imagina que estás sentado num jardim e alguém se senta ao pé de ti. E que, por artes mágicas, consegues "ouvir" os pensamentos dessa pessoa. Essas ideias e crenças que percepcionas como sendo de outra pessoa teriam algum valor para ti?

Ou imagina que vais ao cinema e o protagonista passa o tempo todo a falar sobre as suas ideias e crenças. Achas que o filme tinha interesse para ti? Provavelmente não, mas e se fosses tu o ator principal? O filme tinha um interesse muito maior, a identificação com as ideias e crenças seria total?

Ou repara se dás igual valor às ideias e crenças que as outras pessoas partilham contigo - os pensamentos dos outros são tão hipnóticos quando aqueles que acreditas que são teus? :)

O que é que te faz acreditar que essas ideias e crenças têm valor? Não é a crença de que essas ideias e crenças são tuas, te pretencem, as escolhes, as tens que defender (se necessário), que te faz acreditar que tem valor?

Mas em que medida é que essas ideias e crenças são realmente tuas? Existe um eu a pensar e a dar valor aos pensamentos? Essas ideias e crenças são originais? Ou será que aprendeste a pensar como pensas com a tua família, na escola, com os amigos, com o que vês na televisão e lês por todo o lado?

Existem alturas em que consegues ver estas crenças e ideias quando elas estão a ser pensadas? Nesses momentos, consegues ver que são só pensamentos?

O que é que acontece quando consegues ver que pensamentos são pensamentos? Algo muda?

Porque é que dizes que estes pensamentos são crenças e ideias? Isso quer dizer que não são sobre o que está a acontecer? Que são uma história sobre o que aconteceu ou poderá acontecer? Há alguma utilidade em pensar este tipo de pensamentos?

Abraço!

Rogerio

Postby Rogerio » Wed May 18, 2016 8:46 pm

Oi Sandra!!

Estou demorando um pouco para responder porque minha mãe teve que passar por uma cirurgia , mas parece que ja deu tudo certo.Em breve te respondo ok

Grato!1

Canfora

Postby Canfora » Thu May 19, 2016 12:00 pm

Que bom saber que ainda estás aí! :D
Desejos de rápidas rápidas melhoras para a tua mãe!
Abraço

Rogerio

Postby Rogerio » Sun Jun 05, 2016 5:09 pm

Olá Sandra!!
Que bom saber que ainda estás aí! :D
Desculpe Sandra por demorar tanto tempo.Nao sei se vou ver o que voce esta apontando, mas nunca vou poder agradecer por esta paciencia , carinho e impessoalidade para conversar comigo.Acho que ninguem da minha propria familia faria isso.Como voce consegue? O que voce pensa a respeito dessa ajuda?
Muito grato!!!
Desejos de rápidas rápidas melhoras para a tua mãe!
Ela teve que passar por uma cirurgia, mas tudo correu bem, ela esta em casa se recuperando, E agente tem que ajudar porque ela nao pode fazer alguns movimentos ainda.Mais é por pouco tempo.
Imagina que estás sentado num jardim e alguém se senta ao pé de ti. E que, por artes mágicas, consegues "ouvir" os pensamentos dessa pessoa. Essas ideias e crenças que percepcionas como sendo de outra pessoa teriam algum valor para ti?
Acho que nao.
Ou imagina que vais ao cinema e o protagonista passa o tempo todo a falar sobre as suas ideias e crenças. Achas que o filme tinha interesse para ti? Provavelmente não, mas e se fosses tu o ator principal? O filme tinha um interesse muito maior, a identificação com as ideias e crenças seria total?
Sim.
O que é que te faz acreditar que essas ideias e crenças têm valor? Não é a crença de que essas ideias e crenças são tuas, te pretencem, as escolhes, as tens que defender (se necessário), que te faz acreditar que tem valor?
Parece ser assim. Parecem ser minhas.
Mas em que medida é que essas ideias e crenças são realmente tuas? Existe um eu a pensar e a dar valor aos pensamentos? Essas ideias e crenças são originais? Ou será que aprendeste a pensar como pensas com a tua família, na escola, com os amigos, com o que vês na televisão e lês por todo o lado?
Como nao tenho controle sobre os pensamentos, entao todas as ideias e crenças podem ter sido herdadas.A atençao sempre esta voltada para os pensamentos.Eles sempre vao continuar aparencendo como uma reaçao?
Existem alturas em que consegues ver estas crenças e ideias quando elas estão a ser pensadas? Nesses momentos, consegues ver que são só pensamentos?
Posso ver .Mais dependendo dos pensamentos eles parecem ser importantes por ser minhas( mesmo que nao sao ,por nao poder controlar).
O que é que acontece quando consegues ver que pensamentos são pensamentos? Algo muda?
Quando sao vistos como pensamentos ( sem valor) nao vejo que muda alguma coisa.
Porque é que dizes que estes pensamentos são crenças e ideias? Isso quer dizer que não são sobre o que está a acontecer? Que são uma história sobre o que aconteceu ou poderá acontecer? Há alguma utilidade em pensar este tipo de pensamentos?
Essas crenças e ideias sao historias de como acho que as coisas deveriam ser.Nao ha nenhuma utilidade em pensar assim, mas saber disso nao seria o suficiente para nao mais se envolver nesses pensamentos?

Canfora

Postby Canfora » Mon Jun 06, 2016 12:08 pm

Olá Rogério,
Como voce consegue? O que voce pensa a respeito dessa ajuda?
Não penso :) Só tenho de escrever um post de cada vez.
Ela teve que passar por uma cirurgia, mas tudo correu bem, ela esta em casa se recuperando, E agente tem que ajudar porque ela nao pode fazer alguns movimentos ainda.Mais é por pouco tempo.
Fico feliz por estar a correr bem!
Nao ha nenhuma utilidade em pensar assim, mas saber disso nao seria o suficiente para nao mais se envolver nesses pensamentos?
E existe um eu que possa escolher não se envolver em pensamentos? O que é que na tua experiência é este eu?

Abraço,
Sandra

Rogerio

Postby Rogerio » Fri Jun 10, 2016 11:22 pm

Olá Sandra!!

[quote="Canfora"]E existe um eu que possa escolher não se envolver em pensamentos? O que é que na tua experiência é este eu?

Acho que não.Vem ideias e pensamentos que parecem ser minhas, que querem ou acha que deveria fazer , escolher , controlar, essas coisas. A sensação é bem forte de que essas ideias estão vindo de mim. Mas quando "concentrado"( não sei que palavra usar) e investigando , vejo, mesmo que de forma sutil , que são pensamentos aparecendo.E sempre vem a imagem de meu corpo. Este corpo sempre esteve presente em todas as historias.A ideia de um eu sempre tem haver com o corpo físico.Mas tudo que pode ser experimentado , aparecem por ter um corpo , Ver , cheirar , sentir e pensar tambem.Nesse caso o corpo nao é uma ideia, mas sem ele o que poderia ser experimentado?

Ao mesmo tempo, o corpo , o pensamento ... nao podem provar que existe alguém , porque eles seguem um ritmo que nao se tem controle e isso é irritante!! porque se tem consciência disso.E por ter consciência das coisas acontecendo ,aparecendo, da a sensação de estar aparecendo para alguém.Mas esse alguem é um conjunto de lembranças , ideias , este corpo, etc...

Desculpe Sandra!
Fiquei sem saber o que escrever esses dias para voce , e agora acabei escrevendo tudo isso nem sei porque.ficou uma mistura de respostas , com duvidas e e ideias ...

Canfora

Postby Canfora » Sat Jun 11, 2016 7:25 pm

Olá Rogério!

Gosto da tua resposta. Parece-me que quando procuras um eu o que encontras é identificação com o corpo.
Se olhares para o que causa essa identificação, o que é que vês?
Se passares algum tempo a observar o corpo, o que é que no corpo te parece ser um eu?

Abraço!
Sandra

PS - A tua mãe está melhor?

Rogerio

Postby Rogerio » Tue Jun 14, 2016 12:15 am

Olá Sandra,
PS - A tua mãe está melhor?
Esta sim Sandra,Só precisa de um tempo por causa dos pontos , mais ta tudo bem!( obrigado).

Gosto da tua resposta. Parece-me que quando procuras um eu o que encontras é identificação com o corpo.
Se olhares para o que causa essa identificação, o que é que vês?
As experiências só podem ser conhecidas pelos cinco sentidos , que dependem deste corpo. os pensamentos tambem acontecem por causa deste corpo. Por mais que sejam lembranças , este corpo esteve em todos os momentos de experiências que posso lembrar.
Se passares algum tempo a observar o corpo, o que é que no corpo te parece ser um eu?
O corpo da a sensação de existir.Quando procuro um eu , encontro este corpo com todas as suas experiências (no momento), junto com pensamentos (imagens, lembranças, crenças , ideias...) Esta tudo junto.

Canfora

Postby Canfora » Tue Jun 14, 2016 11:16 am

Olá! E alguma dessas coisas que encontras é um eu?
O que é que consegues observar que é um eu?

Return to “Português”