Não tens de pedir desculpas, compreendo perfeitamente. Eu estou de férias e mesmo assim parece que o tempo não chega para fazer tudo.P.S Desculpe por nao responder ontem. Novamente foi o mesmo problema, chega-se tarde em casa, tem que dar atenção a família e nao se abre o computador. Responderei do trabalho.
Pois não. Não é possível observar o que não existe.Não é possivel observar o eu, com o sentido de ver.
Esta sensação é um eu ou é só uma sensação? Quando não estás a pensar nesta sensação, o que é que acontece? Será que a sensação só é sentida quando a atenção se foca nela, da mesma forma que só se tem consciência de um cotovelo, se algo nos fizer focar nessa parte do corpo?O que acontece é voltar a atenção para essa sensação de 'eu aqui e agora'.
Se fechares os olhos, consegues encontrar os limites que te separam do resto que existe? Onde é que tu começas e onde é que o mundo começa? É possível encontrar a separação entre a pele e as roupas, ou só uma sensação sem limites definidos?Eu separado de todo o resto que existe no campo da consciencia.
O que é que acontece quando abres os olhos? Consegues ver limites? Existe realmente um eu separado do resto? Onde é que está a separação? Onde é que começa e acaba um eu? Existe uma separação real ou a separação só parece acontecer quando - em pensamentos - o que existe é dividido em "cadeira", "janela", "braço", "árvore", "eu", "tu"?
Se o eu fosse um pensamento, o que é que acontecia ao eu nos momentos em que não há pensamentos a acontecer? Nos intervalos entre os pensamentos?Um som não é um cheiro, um cheiro não é uma imagem e o 'eu' não é nada disso. Parece ser um pensamento. Como que usando pensamentos, como onde esta o eu, existe o eu e etc... vou 'ver' que o eu não existe ? Um pensamento tentando pegar outro pensamento.
Os pensamentos ou aparecem como imagens ou como palavras. Os pensamentos "eu", "Luiz" ou "Guga" são um "eu" real, uma entidade? As imagens do corpo, ou as memórias sobre um eu, são um "eu"?
Abraço, Sandra